Plano ambicioso do governo do gigante asiático tem como objetivo melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades do país. A ambição é implementar o programa no prazo máximo de cinco anos.
Designado por “Bharat Urban Megabus Mission”, o plano de eletrificação dos transportes público do governo indiano prevê colocar ao serviço nada menos do que 100 mil novos autocarros elétricos entre 2025 e março de 2030. A enorme frota elétrica será posta em circulação durante os cinco anos definidos no plano em cidades com população superior a 1 milhão de pessoas, o que, de acordo com dados recentes, serão cerca de 65 cidades, com tendência para que o número cresça a curto prazo.
De acordo com a notícia do The Economic Times, esta medida é também um incentivo para que a população reduza a dependência dos veículos particulares, confiando na rede de transportes públicos e contribuindo assim para uma redução das emissões e, também, dos congestionamentos de trânsito. O objetivo é que os transportes públicos representem 60% de toda a mobilidade motorizada até 2030 e cerca de 80% em 2036. O governo pretende ainda que metade das deslocações urbanas em 2030 sejam feitas a pé ou de bicicleta.
O plano “Bharat Urban Megabus Mission” representa um investimento de aproximadamente 19,24 mil milhões de euros, mas a estratégia a implementar prevê também investimentos para o desenvolvimento de infraestruturas complementares como paragens, terminais e garagens, bem como de mais 5.000 quilómetros de vias para peões e ciclistas. "O objetivo é tornar os transportes públicos o modo de transporte preferido e as deslocações a pé e de bicicleta atrativas para todos", disse um alto funcionário do Ministério da Habitação e dos Assuntos Urbanos ao The Economic Times.
Commentaires