De olho no passado e no futuro, a Lancia introduzirá a geração moderna de citadino que é uma autêntica máquina do tempo, combinando a tecnologia da nova era com os elementos do estilo icónico da casa italiana. O novo Ypsilon adere ao formato da moda e será elétrico com 400 quilómetros de autonomia.
A apresentação oficial do novo Lancia Ypsilon está agendada para o próximo mês de fevereiro – na cidade de Milão – através da exclusiva New Lancia Ypsilon Cassina Limited Edition, disponível com motorização elétrica e em apenas 1.906 unidades, numeradas e certificadas. Mas, a marca italiana do Grupo Stellantis já arrancou com a campanha de comunicação que prevê a revalação do modelo a conta-gotas, através da divulgação de imagens “teaser” dos elementos essenciais do novo desenho, fortemente inspirado no protótipo Pu+Ra HPE e no legado riquíssimo da marca com 117 anos de história.
O conceito Pu+Ra HPE (Pu+Ra é a abreviatura conjunta de Pure e Radical; enquanto HPE é acrónimo de High Performance Electric) remete para linhas emblemáticas da traseira do HF Stratos, com luzes LED inscritas no spoiler, a negro, além do óculo inspirado nas persianas venezianas. Já a secção lateral faz relembrar os modelos Aurelia e Flaminia, enquanto a frente reinterpreta a clássica grelha da Lancia, agora projetada para o futuro com três barras/luzes LED, à qual se juntará o novo logótipo (também a partir do símbolo do Flaminia de 1957) e outro lettering da palavra Lancia na retaguarda. Espera-se que o novo Ypsilon incorpore tudo isto numa “embalagem” de dimensões mais compactas, adequadas ao segmento em que se inscreve.
Ao que tudo indica, o novo Ypsilon, primeiro de três automóveis a serem apresentados pela marca italiana num futuro próximo (vão seguir-se o Gamma em 2026 e o Delta em 2028), deverá recorrer à plataforma e-CMP2 do Jeep Avenger, incorporando a mesma mecânica elétrica que conhecemos do Peugeot E-208 ou do Opel Corsa-e. Isto supõe que vá oferecer uma potência de 115 kW/156 cv e que estará alimentado por uma bateria de 54 kWh de capacidade, que aportará uma autonomia de cerca de 400 quilómetros.
Quarta imagem revela o que faltava ver
Enquanto não existem certezas quanto às especificações técnicas do novo Lancia, quatro imagens oficiais oferecem pistas concretas sobre o apelo criativo do Ypsilon reinventado. Depois da frente do automóvel, caracterizada pela reinterpretação da histórica grelha, agora projetada para o futuro por três raios de luz, que abraçam de forma ideal o logótipo Lancia, a imagem mais recente descobre a secção traseira do automóvel, com os icónicos faróis redondos em LED, numa clara referência ao inesquecível Lancia Stratos, um modelo lendário no mundo dos ralis. Os dois faróis apresentam agora um novo elemento de design, a letra Y, uma síntese simbólica extrema colocada horizontalmente no interior dos círculos, refletindo a nova linguagem de design, “pura e radical”, afirma Luca Napolitano.
Antes, a marca italiana levantou o véu sobre a decoração interior, muito inspirada no universo do mobiliário, graças à colaboração com a marca italiana Cassina, líder mundial do setor, materializada, por exemplo, no primeiro "tavolino" a bordo de um automóvel para que “os utilizadores se sintam em casa, onde quer que estejam". A maioria dos revestimentos do Ypsilon serão reciclados ou recicláveis e o design em forma de círculos é dominante em vários apontamentos e locais, inclusive no estreante sistema interface S.A.L.A., Sound Air Light Augmentation. Em italiano e português, a palavra "SALA" traduz-se por sala de estar, sendo aqui o acrónimo de Sound Air Light Augmentation, tecnologia que representa os parâmetros cruciais para a criação de uma experiência de condução confortável, no mais perfeito estilo Lancia. O sistema de infotainment SALA opera com base num sistema totalmente personalizável e baseado em widgets. Inclui dois ecrãs HD standard, com a página inicial a servir de painel de controlo centralizado para Som, Ar e Iluminação, configuração que permite uma personalização sem esforço da atmosfera do automóvel.
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