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Volante inovador da ZF tem "airbags" novos

A ZF Lifetec apresentou um novo conceito de "airbag" que permite adotar novos formatos de volantes para os interiores dos automóveis mais futuristas, sem quaisquer prejuízos para a segurança passiva dos condutores.



Desde o aparecimento dos primeiros airbags para o condutor na década de 1980 que o seu posicionamento tem sido, inquestionavelmente, o centro do volante. Assim, o volante assumiu não só uma função de controlo de direção e de conexão aos vários sistemas do veículo, mas também um elemento de proteção em caso de acidente.

 

Mas, antevendo uma nova geração de interiores, mais versáteis e inteligentes, a ZF Lifetec, empresa especializada em tecnologia e soluções técnicas para a indústria automóvel, concebeu uma nova geração de volantes para expandir as possibilidades de "design".


“Com este conceito, estamos a permitir liberdade de 'design' para volantes sem comprometermos a segurança”, diz Harald Lutz, diretor de Desenvolvimento da ZF Lifetec

 

No dispositivo apresentado pela ZF, em caso de acidente, o "airbag" é acionado a partir da parte superior, através do aro superior do volante. O posicionamento novo do "airbag" permite que a área central do volante seja liberta para outras funcionalidades. Controlos sensíveis à pressão para as funções de infoentretenimento e segurança estão integradas sob uma superfície contínua num "design" que é apresentado pela empresa como muito inovador e futurista, por permitir novos formatos de interação entre o condutor e o veículo.



A função determina a forma 

O "design" contínuo do volante não só abre muitas possibilidades para a utilização de novos materiais e formas, mas também em termos de função. Funções a pedido (campos livremente atribuíveis), ecrãs táteis ou um ecrã central são concebíveis no próprio volante. No entanto, como o volante é, também, um componente relevante para a segurança do veículo, a facilidade de utilização apresenta-se como fundamental.


Estas funções podem também ser combinadas com a deteção de mãos, que é um componente dos atuais e futuros volantes. Um sensor capacitivo sob a superfície de couro reconhece se o condutor está apenas a tocar ou a agarrar o volante com segurança, de forma a alertar o condutor para tomar atenção à estrada.

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