Marca "premium" chinesa propriedade do consórcio Geely, a Zeekr tem bateria prismática nova de fosfato de ferro-lítio (LFP) que suporta carregamentos ultrarrápidos 5.5C. E, assim, o nível de carga aumenta de 10% para 80% em 10.30 minutos.
Com o intuito de acabar com a ansiedade de autonomia, que ainda preocupa muitos condutores, a Zeekr, fabricante chinesa que pertence ao Grupo Geely, anunciou uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) melhorada que permite carregamento ultra-rápido 5.5C. A vantagem principal prende-se com a rapidez de carregamento em postos adequados, já que recarrega de 10% até 80% em 10.5 minutos.
Apontado como um novo recorde de velocidade de carregamento, o feito foi alcançado pelo novo Zeekr 007
Apontado como um novo recorde de velocidade de carregamento, o feito foi alcançado pelo novo Zeekr 007, que equipa já as novas baterias LFP, e com recurso a um dos carregadores ultra-rápidos Zeekr V3, pertencente à própria rede de carregadores desenvolvida pela marca chinesa.
Graças aos materiais otimizados e à tecnologia melhorada, a velocidade é superior à alcançada pelas atuais baterias de níquel-cobalto-manganês, usualmente apontadas como mais evoluídas, representando um novo marco para a equipa de desenvolvimento e de investigação da Zeekr.
Melhor estabilidade de carregamento da bateria independentemente das temperaturas exteriores
Além disso, outro ponto destacado é a melhoria da estabilidade de carregamento da bateria independentemente das temperaturas exteriores, graças ao sistema melhorado de gestão da bateria. Assim, de acordo com a marca, mesmo em condições adversas como uma temperatura ambiente de -10º Celsius, os veículos mantém o seu desempenho de carregamento, passando de 10% do estado de carga da bateria para 80% em 30 minutos.
Note-se que a Zeekr assume um patamar de construtor premium de alta tecnologia, trabalhando bastante nos seus próprios sistemas e componentes, contando na China com um total de 500 estações de carregamento ultra-rápido com mais de 2700 tomadas, todas com suporte para 800 V. A marca tem como objetivo continuar a ampliar a sua rede, procurando atingir as 1000 estações de carregamento ultra-rápido ainda este ano.
Desembarque europeu
A Zeekr conta já com presença na Europa, com modelos como o 001 e o X, embora apenas em mercados selecionados, como os da Suécia, Alemanha e Países Baixos. A marca tem um centro de investigação e desenvolvimento europeu, precisamente na Suécia, trabalhando aí também em áreas como a da simulação computacional, afinação dos automóveis para a Europa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas mais ao gosto dos europeus.
A entrada em Portugal está prevista para o início de 2025, de acordo com os planos iniciais da Zeekr, sendo de esperar mais novidades ao longo dos próximos meses.
コメント