Fabricante chinês procura contornar obstáculo das taxas adicionais impostas aos seus automóveis no continente europeu, produzindo-os localmente
A Xpeng está neste momento a estudar localizações possíveis para se instalar na Europa e dar início à produção local de automóveis. A marca chinesa pretende, assim, evitar as taxas aduaneiras adicionais que a União Europeia quer aplicar aos automóveis importados oriundos da China.
A marca chinesa pretende, assim, evitar as taxas aduaneiras adicionais
Em declarações à Bloomberg, He Xiaopeng, CEO da Xpeng, comentou que a sua marca está numa fase inicial de seleção de um local para se instalar na União Europeia, onde pretende igualmente criar um grande centro de dados, “uma vez que a recolha eficiente de software se torna fundamental para as funcionalidades de condução inteligente dos automóveis”.
“Vender um milhão de automóveis dotados de inteligência artificial por ano será um pré-requisito para as marcas que finalmente emergirem como líderes nos próximos dez anos, nos quais o condutor talvez toque no volante menos de uma vez por dia, em média, nas suas deslocações diárias. Vamos ver empresas a lançar esses produtos a partir de 2025 e a Xpeng estará entre elas”, continuou He Xiaopeng.
Contornar o problema
A confirmar-se a instalação da Xpeng em território europeu, a marca chinesa junta-se assim a uma lista de fabricantes que inclui a BYD, a Chery e a Zeekr, construtores que, através das suas fábricas locais, visam minimizar os efeitos das taxas aduaneiras sobre os seus modelos produzidos na China.
A conhecida colaboração da Xpeng com a Volkswagen poderá igualmente trazer-lhe benefícios perante a imposição das taxas da União Europeia, facilitando a produção local de automóveis elétricos ao recorrer, por exemplo, às mesmas plataformas e componentes, bem como aos mesmos fornecedores da marca alemã.
Comments