Os dois fabricantes, além de partilharem plataforma específica para automóveis elétricos, pretendem desenvolver uma das maiores redes de carregadores rápidos da China.
A Xpeng e a Volkswagen assinaram recentemente um memorando de entendimento que lhes confere acesso às respetivas redes de carregamento que cada marca opera na China. Juntos, os fabricantes operam mais de 20.000 postos de carregamento, distribuídos por cerca de 420 cidades. Desta forma, os clientes de ambas as marcas podem assim usufruir de uma maior disponibilidade de pontos de carga.
Este reforço da parceria estratégica poderá vir, igualmente, a resultar no desenvolvimento de uma rede de carregamento rápida de marca própria, embora ainda não sejam conhecidos quaisquer pormenores sobre esse tema. Recorde-se que a Xpeng assinou recentemente um outro acordo de cooperação com a conterrânea Xiaomi, o qual lhe dá, também, acesso aos seus carregadores.
De acordo com o descrito no comunicado oficial da Xpeng, o memorando de entendimento agora assinado com a marca alemã “assinala o quarto marco na parceria estratégica a longo prazo entre a Xpeng e o Grupo Volkswagen”.
Isto porque ambos os fabricantes têm vindo a colaborar desde o início de 2024 numa plataforma partilhada da Xpeng - anteriormente designada por E/E e agora denominada CEA, China Electronic Architecture - a qual deverá vir a servir de base a quatro modelos da Volkswagen para o mercado chinês a partir de 2026. Para alem disso, a marca alemã deverá igualmente lançar dois novos modelos desenvolvidos em conjunto com a Xpeng.
Comments