top of page
Foto do escritorJoão Isaac

Xiaomi tem chassis com quatro motores elétricos

Atualizado: 16 de nov.

A gigante tecnológica chinesa relevou geração nova de chassis para automóveis elétricos, que tem mais motores e sistemas de direção e suspensão inovadores.



A Xiaomi revelou a sua mais recente geração de chassis para viaturas 100% elétricas, recorrendo para o efeito a um SU7 convertido onde instalou as suas novas tecnologias. O grande destaque é, sem dúvida, a incorporação de um motor elétrico por cada roda, totalizando uma potência de 1.511 kW, o equivalente a 2.055 cavalos.


Um motor elétrico por cada roda, 2055 cv!

Para além de evoluções em termos de vectorização de binário, o sistema com uma máquina elétrica por cada roda permite igualmente que os novos modelos, neste caso o SU7 usado para apresentar a tecnologia, consigam rodar sobre si próprios, proeza já demonstrada por modelos como o novo Classe G elétrico e o YangWang U8 da BYD e que lhes permite apresentar uma manobrabilidade acima da média.



O chassis inteligente – com componentes Bosch - conta com atuadores ativos e permite, de acordo com o vídeo divulgado, variar a altura da suspensão em cerca de 140 milímetros. A Xiaomi não resistiu também em promover a sua tecnologia com o curioso exercício de colocar o veículo a saltar, algo também já visto previamente em modelos como o YangWang U9. A força de elevação é de cerca de 44 mil N.


A Xiaomi está também a fazer o lançamento da sua arquitetura elétrica de 48 Volts, a qual suportará os sistemas de direção e suspensão da sua nova geração de produtos. Alguns dos habituais componentes mecânicos e hidráulicos são assim substituídos por outros controlados através de software específico. A força de travagem e a assistência da direção podem, de acordo com a Xiaomi, variar em função das condições, beneficiando o controlo e favorecendo o conforto.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page