Funcionários da Volkswagen Suíça testaram a autonomia real da versão Pro S do ID.7, berlina equipada com pacote de bateria de iões de lítio com 86 kWh de capacidade (útil). No final, comemoraram um recorde, cumprindo 794 km, muito mais do que os 707 km anunciados (e homologados) pela marca alemã!
A ansiedade associada à autonomia dos automóveis elétricos é “mito” que belisca a capacidade de atração da tecnologia mais imediata de substituição dos motores térmicos, facto que explica o número cada vez maior de fãs, sobretudo na Europa, mesmo se os números das vendas na região indicam abrandamento na procura. O combate faz-se no “terreno”. E E-AUTO, por exemplo, integra o painel de membros do AutoBest, entidade que organiza, anualmente, um EcoBest Challenge, que tem como objetivo, precisamente, testar as autonomias reais dos carros com baterias em vez de depósitos de combustível…
Recentemente, equipa da Volkswagen Suíça decidiu fazer algo muito semelhante, com o objetivo de descobrir a autonomia real do ID.7, na versão Pro S, com motor de 210 kW/286 cv e 545 Nm alimentado por bateria de iões de lítio com 91 kWh de capacidade (86 kWh “líquidos”) e surpreendeu-se com os resultados do teste! Em condições reais de trânsito, movimentando-se quer em cidade, quer em estrada e autoestrada, o automóvel percorreu um total de 794 km. A autonomia reivindicada pela marca alemã, de acordo com o protocolo de homologação europeu (WLTP) é de “apenas” 707 km.
A viagem num circuito com cerca de 81 km na área metropolitana de Zurique teve uma duração de 15h42 e contou com a participação de oito condutores. A equipa helvética percorreu uma distância equivalente ao percurso entre Basileia, Suíça, e Emden, Alemanha, a localização da fábrica da Volkswagen que produz este ID.7. O consumo médio registo foi de 10,3 kWh/100 km, o que corresponde a 1,1 l/100 km de gasóleo, se o automóvel estivesse equipado com uma mecânica TDI (Diesel)! E a velocidade média foi de 51 km/h.
Não menos relevante: o modelo em teste não era o mais favorável à autonomia do ID.7 Pro S, por contar com pacotes de equipamento (Comfot, IQ.Drive ou Plus) que baixam o valor inscrito na homologação WLTP para 700 km. Prova-se, assim, tanto a eficiência do motor elétrico novo do consórcio como a aerodinâmica formidável da berlina alemã.
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