VW ID.1: data do início da produção
- João Isaac
- há 1 dia
- 2 min de leitura
A informação não é ainda oficial, mas de acordo com uma notícia publicada em Espanha, a produção do novo elétrico da Volkswagen na fábrica portuguesa terá início agendado para setembro de 2027.

A Volkswagen deverá começar a produzir o novo ID.1, o seu novo modelo 100% elétrico de acesso à gama, na fábrica portuguesa Autoeuropa em Palmela, já a partir de setembro de 2027. A notícia carece ainda de confirmação oficial, mas é avançada por uma publicação de um website espanhol especializado no setor automóvel.
De acordo com o artigo, o plano da marca alemã prevê uma produção anual de cerca de 100.000 unidades e a industrialização do projeto será liderada por Markus Haupt, Membro do Conselho de Administração para a Produção e atualmente também o CEO interino da SEAT S.A. depois da saída de Wayne Griffiths.

A confirmar-se, a SEAT S.A. assumirá assim uma responsabilidade ainda maior na estratégia de eletrificação das marcas do Grupo Volkswagen, liderando mais um projeto de industrialização na Península Ibérica, depois de iniciada a produção dos modelos elétricos Cupra Raval, Skoda Epiq, VW ID.2 e ID.2 X nas fábricas espanholas de Martorell e Landaben.
Em exclusivo na gama da Volkswagen.
No entanto, ao contrário do ID.2, modelo que terá pelo menos outras três derivações de modelo, o mais pequeno dos ID, com preço-alvo estabelecido nos 20.000 euros, não deverá dar origem a futuros modelos equivalentes com símbolos de outras marcas do grupo, mantendo-se, em exclusivo, na gama da Volkswagen.

Recorde-se que, com um comprimento de 3.880 mm, o ID. EVERY1, o concept que antecipa o modelo de produção, está posicionado entre o up! (3.600 mm), o ID. 2all (4.050 mm) e o atual Polo (4.074 mm), com espaço para quatro pessoas e 305 litros de volume de bagageira. De acordo com as informações preliminares fornecidas pela marca, o ID.1 contará com um motor elétrico de nova geração com 95 cv (75 kW) de potência e deverá proporcionar uma autonomia de cerca de 250 quilómetros.
Comments