Antecipando-se a regra que a União Europeia planeia introduzir apenas em 2027, a marca sueca propriedade da chinesa Geely anunciou a estreia de passaporte de bateria no EX90, automóvel com estreia comercial programada ainda para este ano. Objetivo do programa: apresentar a origem dos matérias-primas, o conteúdo reciclável e a pegada ecológica-
A Volvo dá mais um passo no seu percurso para se tornar numa marca ambientalmente sustentável com a emissão do primeiro passaporte de baterias em paralelo com o lançamento comercial do seu novo SUV de maiores dimensões, o EX90, que terá uma autonomia elétrica de até 600 km.
A marca sueca antecipa-se assim à regulamentação da União Europeia (UE), que prevê a entrada em vigor em 2027 de passaportes de baterias de automóveis elétricos que demonstrem a proveniência dos materiais, os conteúdos reciclados e a pegada ecológica das mesmas.
De acordo com uma informação avançada pela agência Reuters, este passaporte foi desenvolvido em parceria com a startup britânica Circulor, que recorre à tecnologia de “blockchain” (blocos/dados interligados em cadeia de forma cronológica) para mapear as cadeias de fornecimento de matérias-primas. Essa aplicação levou cerca de cinco anos a desenvolver e promete assim dar uma visão mais realista dos fatores de produção das baterias dos automóveis elétricos.
Com a produção já iniciada na fábrica americana de Charleston, na Carolina do Sul, o EX90 representa um passo importante nos objetivos da Volvo em prol da sustentabilidade (com um reforço dos materiais reciclados e renováveis) e da segurança (com tecnologias de ponta como o LiDAR) para uma nova era da indústria automóvel.
Em declarações à Reuters, Vanessa Butani, responsável pela área da sustentabilidade da Volvo, explicou que a marca pretende ser cada vez mais transparente para com os seus consumidores, confirmando ainda que estes passaportes de baterias irão chegar a mais modelos 100% elétricos da Volvo.
Esses documentos digitais serão possíveis de aceder pelo proprietário do veículo em versão mais simples, com uma outra versão bastante mais completa disponível para as entidades reguladoras.
EX90 já sai de Charleston
No que diz respeito modelo em questão, a primeira unidade destinada a clientes já saiu da linha de montagem da fábrica de Charleston, pintada em azul “Denim” para entrega nos Estados Unidos da América. Aquela unidade fabril, bastante tecnológica e mais sustentável, foi inaugurada no verão de 2018 e produz atualmente os EX90 e S60, dispondo de uma capacidade de produção anual de 150.000 veículos.
“O EX90 é orgulhosamente produzido nos EUA e reflete o nosso compromisso a longo prazo com o nosso pessoal na Carolina do Sul e com o mercado americano em geral”, sublinha Jim Rowan, CEO da Volvo.
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