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Foto do escritorJosé Caetano

Volvo moderniza XC90; versão T8 por 96.817 €

É a segunda atualização da segunda geração do XC90 e sucede cinco anos depois da primeira intervenção da Volvo no SUV de 2015. Em Portugal, na gama, somente uma motorização híbrida Plug-In (T8), já disponível para encomenda com preços a partir de 96.817 €. A produção arranca apenas no final do ano



A Volvo tem edição nova do XC90, Sport Utility Vehicle (SUV) no catálogo da marca desde 2002. O modelo apresentado durante evento na Califórnia, EUA, não é mais do que a segunda atualização da segunda geração, revelada em 2015, que já tinha beneficiado de intervenção em 2019. Na gama para Portugal, só a motorização T8, já disponível para encomenda, com preços desde 96.817 €. Para o híbrido Plug-In, o fabricante propriedade do consórcio chinês Geely, anuncia cinco versões: Core, Plus Dark, Plus Bright, Ultra Dark e Ultra Bright.


O XC90 têm início de produção programado para o final de 2024

 

O XC90 com início de produção programado apenas para o final de 2024 baseia-se numa versão muito modernizada da plataforma SPA, mantém tanto as dimensões, nomeadamente os 4,950 m de comprimento, como a capacidade para transportar sete pessoas. Apresentando-se com a motorização T8 (455 cv), este SUV combina mecânica de 4 cilindros e 2 litros a gasolina (310 cv) com motor elétrico (145 cv) – o primeiro aciona as rodas dianteiras e o segundo move as traseiras, configuração responsável pela disponibilidade de tração integral, mesmo não existindo nenhum eixo de transmissão (logo, o sistema é controlo eletronicamente).



Este XC90 com caixa automática de 8 velocidade tem velocidade máxima limitada a 180 km/h, como acontece em todos os Volvo modernos. A bateria de iões de lítio tem 18,8 kWh de capacidade bruta (14,7 kWh úteis), o que permite anunciar “mais de 70 km» de autonomia elétrica (progresso mínimo, na comparação direta com o antecessor, o que coloca este SUV em desvantagem no confronto com os rivais da BMW e da Mercedes-Benz, que já percorrem mais de 100 km entre recargas sem a intervenção do motor de combustão interna). Este sistema admite carregamentos apenas com corrente alternada e potências só até 7,4 kW – 0-100% em cerca de 3 horas, de acordo com o construtor.



“Hardware” e “sofware” modernos

O XC90 novo diferencia-se muito, visualmente, do seu antecessor e a mudança de ciclo nota-se, também, na apresentação mais moderna e sofisticada do interior. E o desenvolvimento da “espécie” deve-se tanto ao “hardware” como ao “software”.  Neste SUV, no painel de bordo, monitores digitais para a instrumentação (12,3’’) e o sistema multimédia (11,2’’) com tecnologia Android Automotive.



Os três bancos da segunda fila independentes e admitem a regulação longitudinal dos assentos e inclinação dos encostos, enquanto os da terceira recomendam-se apenas crianças ou indivíduos com alturas até 1,70 m. A capacidade da bagageira depende, obviamente, da “arrumação” do interior: a marca anuncia 692 litros com cinco lugares e 314 com sete.

 

A Volvo, para o XC90 T8, também anuncia 5,4 segundos para o arranque de 0 a 100 km/h e 1,2 l/100 km de consumo médio e 30 g/km de CO2, cumprindo-se os 71 km reivindicados para a autonomia do modo de condução EV.

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