Volvo EX30 Cross Country
- Pedro Junceiro
- 11 de fev.
- 2 min de leitura
A Volvo apresentou a variante Cross Country do EX30, recuperando, no SUV compacto produzido apenas com motorizações elétricas, uma denominação com história e tradição na marca sueca propriedade do consórcio chinês Geely. Assim, acentuam-se o espírito mais aventureiro e a imagem de robustez, com recurso a proteções da carroçaria e ao aumento da altura livre ao solo. Primeiras unidades na Europa em meados do ano.
O mais recente membro da gama Volvo faz regressar a denominação Cross Country, cunhada para variantes mais aventureiras e que, no passado, esteve associada a algumas carrinhas que ganharam bastante destaque. Atualmente, são os “Sport Utility Vehicles” (SUV) que dominam a paisagem automóvel, pelo que a Volvo decidiu aplicar esta fórmula ao EX30, o elétrico compacto desenvolvido com base na plataforma SEA da Geely.
Com bateria de 69 kWh, esta versão anuncia 427 km de autonomia e terá um esquema técnico idêntico ao do EX30 Twin Motor Performance, ou seja, dois motores elétricos e tração integral para fazer jus às suas promessas de maior versatilidade fora do asfalto. A Volvo adianta ainda que mantém a capacidade de passar de 10 a 80% do estado de carga da bateria em 26 minutos.
Mas o que diferencia mesmo a versão Cross Country são as alterações estéticas, como a maior altura ao solo (não especificada) e as jantes de maiores dimensões com opção de 18 polegadas e pneus todo-o-terreno para tornar as deslocações por terrenos enlameados mais fáceis.
A estética também é específica, desde logo pela cor escura escolhida para o painel dianteiro e a tampa da bagageira, sendo que na frente está presente uma visualização artística com a topografia da cadeia montanhosa de Kebnekaise, na Suécia. Além disso, há proteções em cor mate na parte inferior do EX30 Cross Country, sendo as das cavas das rodas também ligeiramente mais largas para sublinhar a sua robustez.
Interior para a aventura
Por dentro, o EX30 Cross Country mantém o lado funcional e tecnológico, com foco no grande ecrã central que concentra todas as funções e tem por base o sistema Google Automotive (incorpora aplicações como o Google Maps, por exemplo) e é atualizável remotamente.
Um dos aspetos em que o EX30 Cross Country mais se destaca é nos espaços de arrumação, havendo em grande número: nas portas, na consola central e também atrás, com uma caixa de arrumação deslizante e amovível. Os materiais reciclados e de teor renovável estão em grande número no interior.
A Volvo promete ainda opções de personalização para a aventura em formato de “pack”, incluindo suporte de carga, caixa de tejadilho, pneus todo-o-terreno de 18 polegadas e guarda-lamas mais robusto.
“Lançámos o nosso primeiro veículo Cross Country há mais de 25 anos e este conceito de veículos duradouros e resistentes a todas as condições climatéricas é fundamental para a marca Volvo”, afirmou Jim Rowan, administrador-delegado da Volvo Cars. “Na Suécia, enfrentamos invernos rigorosos, mas também gostamos de os aproveitar ao máximo, saindo e explorando a nossa fantástica natureza, mesmo quando estão 20 graus negativos no exterior. É por isso que queremos proporcionar uma experiência completa e não apenas um automóvel aos nossos clientes do EX30 Cross Country”, complementou.
コメント