top of page

Volvo ES90 em 2025 e EX60 em 2026

Marca sueca propriedade da chinesa Geely abandona objetivo de parar a produção de motores térmicos em 2030, mas prepara o lançamento de mais dois elétricos. E também tem ideias novas para as vendas na Internet e o programa de subscrição



A atualização do XC90 coincidiu, temporalmente, com a introdução do EX90, Sport Utility Vehicle (SUV) com 5,037 m de comprimento e cinco ou sete lugares que o fabricante em três versões: Single Motor (279 cv, tração traseira, 82.203 €), Twin Motor (408 cv, tração integral, 94.168 €) e Twin Motor Performance (517 cv, também quatro rodas motrizes, 99.273 €). No entanto, independentemente do reconhecimento do abrandamento na procura da tecnologia, razão por trás do abandono de acabar com a produção de automóveis com motores de combustão interna em 2030, após o anúncio do fim dos apoios à compra em países como a Alemanha ou a Suécia, a marca sueca propriedade do consórcio chinês Geely comprometeu-se com a apresentação de outro EV novo em março de 2025, o primeiro com o formato de berlina de 4 portas: o ES90.

 

A Volvo divulgou vídeo para promover o ES90, mas não é fácil adivinhar nem as formas exatas, nem a imagem da berlina com apresentação marcada para evento a realizar em Estocolmo, Suécia. De acordo com as informações disponíveis, este automóvel assentará na mesma plataforma do EX90 (SPA2), antecipando-se, por isso, que também possa receber uma bateria de iões de lítio com 111 kWh de capacidade e disponha de versões com tração traseira ou quatro rodas motrizes, a exemplo do SUV.


O ES90 é o primeiro Volvo desenvolvido por equipa de engenharia baseada em Shanghai

O ES90 é o primeiro Volvo desenvolvido por equipa de engenharia baseada em Shanghai, China, que trabalhou, paralela e simultaneamente, na conceção de automóvel novo para a Geely, o Galaxy E8, que tem 637 cv e percorre até 770 km entre recargas da bateria. A berlina sueca, segundo fontes da marca, mede cerca de 4,9 m de comprimento e 3,1 m entre eixos. Posteriormente, em 2026, arranque da produção do EX60 baseado em plataforma (SPA3) otimizado para permitir a produção de automóveis mais rapidamente e com menos investimentos.



A SPA3 baseia-se na SPA2 do EX90 (e do ES90) e estreia geração nova de motores elétricos que a Volvo desenvolveu internamente – de acordo com a marca, o nível de eficiência perseguido é de 93%, acima dos 85% motores originais e dos 91% anunciados para os atuais. Complementarmente, nas baterias, células com densidade energética maior, o que permite aumentar as autonomias entre recargas com acumuladores de energia mais compactos e leves, o que também aumentará o espaço disponível a bordo. A abordagem holística a este programa pressupõe, ainda, progressos na partilha de componentes e nos processos de desenvolvimento e produção, igualmente com o objetivo de reduzir os custos e a complexidade dos projetos.


A Volvo, com a SPA3, persegue aumentos de 8% a 10% nas margens brutas de lucro, comparativamente à primeira geração de automóveis elétricos que produziu, como o EX40 e o EC40, ambos baseados na arquitetura técnica modular CMA. O SUV tem início de produção na fábrica de Torlslanda, Suécia, programado para fevereiro de 2026 e será apresentado como “gémeo” do XC60, o “best-seller” de marca que continuará a fabricar e vender automóveis com motorizações híbridas, nomeadamente PHEV com sistemas de recarga externa da bateria para lá de 2030.


A marca continuará a fabricar e vender automóveis com motorizações híbridas para lá de 2030

 

Notícia na Volvo é, ainda, o abandono do negócio de subscrição de automóveis introduzido em setembro de 2017. A marca não atingiu os objetivos que ambicionava com o programa “Care By Volvo” e também já não ambiciona realizar metade das vendas globais anuais através de canais “online”, mesmo que declare que não pretende abandonar as ferramentas da digitalização. De resto, como que confirmando o insucesso do programa, a marca recusou-se a divulgar o número de membros do programa na Europa e a nível mundial.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page