Marca sueca apresentou os resultados financeiros relativos ao segundo trimestre do ano. Lucro operacional de 710 milhões de euros foi o maior de sempre num único trimestre
A Volvo anunciou hoje os seus resultados financeiros relativos ao segundo trimestre de 2024, período no qual registou um lucro operacional recorde de 710 milhões de euros – excluindo joint ventures e associados – garantindo assim o seu melhor trimestre de sempre, cifra que corresponde igualmente a um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2023.
Também a margem de lucro operacional correspondente atingiu um recorde de 8,1%, percentagem que no ano passado se ficou pelos 6,3%. De acordo com o seu comunicado oficial, a Volvo justifica esta melhoria na sua rentabilidade através de vários factores, mas destacando a disciplina de preços em vigor e um eficaz controlo interno de custos que permitiram um crescimento sustentado dos seus resultados comerciais.
Nos meses de abril, maio e junho, as vendas da Volvo a nível mundial cresceram 15% relativamente ao mesmo período de 2023, totalizando 205.400 automóveis. A marca sueca destaca a importância que a sua gama eletrificada teve neste desempenho, com as vendas dos híbridos plug-in e 100% elétricos a crescerem 43% relativamente ao período homólogo do ano passado.
No período em questão, os veículos híbridos plug-in e elétricos representaram 48% do volume global de vendas da Volvo, com a respetiva quota a subir para 26%. O novo EX30 100% elétrico, bem como o XC60 PHEV têm sido os principais pilares deste crescimento no mercado europeu.
"Apresentámos um forte desempenho no segundo trimestre de 2024, com uma rentabilidade recorde, demonstrando a nossa capacidade de criar valor apesar de um ambiente geopolítico e de um ambiente económico complexo. A nossa principal dinâmica operacional mantém-se firme, graças à força da nossa estratégia equilibrada, à nossa carteira de produtos e à nossa capacidade de resposta ágil e decisiva aos ventos contrários. A nossa marca e os nossos valores em torno da segurança e da sustentabilidade, bem como a nossa abordagem tecnológica única, continuam a ser bem recebidos junto dos clientes. Durante o ano, aumentámos a nossa quota de mercado na Europa para o nível mais elevado de sempre e aumentámos também a nossa quota nos EUA, gerindo simultaneamente a nossa posição de mercado na China", disse Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.
Comments