A Volkswagen tem SUV novo no catálogo, que sucede na gama à variante Allspace do Tiguan apresentada em 2017, pouco depois da introdução da segunda geração do compacto. Chama-se Tayron, também tem sete lugares e posiciona-se (muito!) abaixo do Touareg. Estreia em Paris, no Mondial de l’Auto, na próxima semana...
A organização do Mondial de l’Auto, para a edição 90 do salão de Paris, conseguiu seduzir número significativo de fabricantes de automóveis e, assim, reunir número importante de novidades, entre estreias mundiais e europeias, facto que contraria a perda de importância deste tipo de certames. Prova-o, sobretudo, o “ponto final” de Genebra, depois de exposição dececionante, no início de março! Entre 14 e 20, entre as atrações no centro de exposições na Porta de Versalhes, encontra-se este Tayron, o Sport Utility Vehicle (SUV) com que a Volkswagen substitui, na Europa, a variante Allspace do Tiguan!
O Tayron mede 4,770 m de comprimento e 2,791 m entre eixos
O Tayron mede 4,770 m de comprimento e 2,791 m entre eixos, baseia-se na MQB Evo do consórcio alemão, também a arquitetura da terceira geração do Tiguan, e é fabricado em Wolfsburgo, Alemanha. Originalmente, a marca alemã fabricou-o na China, a partir de 2018, em colaboração com parceira local (FAW), mas o mercado mudou e a Volkswagen adaptou-se, rapidamente q.b. às exigência e necessidades novas! Este automóvel apresenta-se como alternativa para as famílias numerosas muito racionais e, comercialmente, posiciona-se muito abaixo do Touareg, SUV no topo de gama do fabricante. Trata-se, portanto, de modelo importante, desde logo por competir numa categoria (segmento médio-inferior, o C) importantíssimo para qualquer construtor com ambições na Europa.
“Com este automóvel, prosseguimos a expansão da gama num segmento que não pára de ganhar popularidade na Europa”, disse Thomas Schafer, o homem-forte da marca que “empresta” o nome ao maior fabricante europeu de automóveis. Para a estreia do Tayron novo, a Volkswagen privilegiou a Europa, mas o modelo também será proposto na América do Norte e na China. E anunciam-se sete motorizações, incluindo duas híbridas Plug-In (PHEV), ambas com 100 km de autonomia elétrica – eHybrid com 204 cv e 272 cv –, duas TSI a gasolina, duas TDI a gasóleo (193 cv na topo de gama, com tração integral 4Motion) e uma híbrida com sistema elétrico de 48V (MHEV) – eTSI com 150 cv. De série, caixas automáticas de embraiagem dupla (DSG) em todas as versões.
O Tayron, automóvel maior do que o Tiguan Allspace (4,728 m) e mais pequeno do que o Touarge (4,902 m), tem todas as tecnologias que encontramos nos produtos mais modernos da marca alemã, incluindo nos capítulos dos apoios eletrónicos à condução, da conetividade e do conforto. Entre o equipamento, suspensão com o amortecimento variável DCC Pro, sistema multimédia com assistente de voz IDA e ChatGPT, tejadilho panorâmico, som da Harman-Kardon e bancos com programas de massagem e ventilação.
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