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Volkswagen T-Roc 1.5 TSI DSG Blackstyle

Atualizado: 10 de abr.

O bem-sucedido SUV compacto de origem portuguesa recebe nova série especial, Blackstyle, com equipamento específico que reforça o seu lado mais desportivo e irreverente



Já muito se disse e se escreveu sobre o Volkswagen T-Roc (Novo T-CROSS (volkswagen.pt)), Sport Utility Vehicle (SUV) de inegável sucesso produzido pela Autoeuropa, em Portugal, chegando mesmo a ser o automóvel mais vendido em território europeu por diversas vezes. Explica-se, assim, a relevância deste modelo lançado em 2017 e renovado em 2022, acumulando até aos dias de hoje mais de um milhão de unidades entregues a clientes. Um feito impressionante qualquer que seja o prisma por que se observem estes números.

 

Para manter o apelo do T-Roc, porém, a marca alemã aposta em séries especiais, como é o caso desta versão Blackstyle, que propõe um conjunto específico de equipamentos que vincam a personalidade irreverente com o reforço da tonalidade negra.

 

Assim, há que contar com vários elementos exteriores em preto, como as jantes de liga leve “Grange Hill”, de 18'', as capas dos espelhos retrovisores exteriores, a pintura do tejadilho de efeito contrastante (encontram-se até autocolantes pretos nos pilares C que imitam fibra de carbono!), os vidros traseiros escurecidos e as barras de tejadilho.



Contraste ousado 

Na unidade ensaiada, a pintura branca (“Branco Pure/Preto”: 234 €) contribui para um contraste ainda mais vincado e até ousado, sobretudo no interior, num habitáculo pautado pelo revestimentos dos bancos (a preto e cinzento, mas sendo este muito claro, quase branco), pelo forro interior do teto em preto e, também, pelo acabamento das molduras no monitor do sistema multimédia, no painel de instrumentos e nas saídas de ventilação, igualmente a preto. Esta versão ainda conta com sistema de iluminação ambiente para maior agradabilidade nas viagens noturnas. A parte superior do "tablier" evidencia maior cuidado nos materiais, sendo que a construção é irrepreensível, mesmo apostando-se, sobretudo, em plásticos duros na maioria do habitáculo.

 

De resto, o T-Roc continua a ser um SUV extremamente agradável de “conviver”, com boa posição de condução e ergonomia correta, valendo-se de dotação tecnológica muito completa, com itens como o painel de instrumentos Digital Cockpit Pro (10,25'') com grafismos personalizáveis ou ecrã tátil do sistema de infoentretenimento (8,0''), também ele muito eficaz na resposta aos comandos e com uma solução “Wireless App Connect” para integração do "smartphone" com o equipamento multimédia, algo que é cada vez mais indispensável no mundo atual.



Neste caso, o modelo ainda dispunha de sistema “Discover Media” (643 €) com alguns elementos suplementares, como o sistema de som com seis altifalantes, a câmara multifunções, o reconhecimento dos sinais de trânsito ou a navegacão com pacote Media & Internet. Os comandos da climatização “Climatronic” são táteis, mas intuitivos de utilizar durante a condução.

 

Na habitabilidade, boa nota para o T-Roc. Os lugares traseiros são espaçosos "q.b." para uma pequena família, albergando até dois adultos com desafogo, graças a boas cotas em altura e, também, para a colocação das pernas. A bagageira de grandes dimensões é outra mais-valia, com 445 litros de capacidade (ou seja, posiciona-se no topo do seu segmento).



Motor de boas prestações 

A série Blackstyle pode ser escolhida com as motorizações a gasolina 1.0 TSI de 115 cv ou 1.5 TSI de 150 cv, sendo esta última a escolhida para o ensaio, surgindo aqui associada à eficiente caixa automática de 7 velocidades e dupla embraiagem (DSG).

 

Na prática, esta mecânica mostra excelente desenvoltura geral, progredindo com fulgor na grande maioria das situações, valendo-se de uma leitura muito competente do momento de condução por parte da caixa automática. Assim, consegue tirar bom partido dos 150 cv e dos 250 Nm. Tanto em estrada nacional como em autoestrada, o desempenho do bloco de 4 cilindros com sobrealimentação é salutar, com prestações que tornam as ultrapassagens mais simples, podendo o condutor acionar manualmente a caixa por intermédio de patilhas no volante.

 

Ou seja, para todos aqueles que procuram um modelo mais desenvolto e capaz de chegar a ritmos mais elevados de forma mais fácil ou que planeiem viagens com mais gente a bordo de forma frequente, esta versão suplanta a 1.0 TSI de 3 cilindros.



O motor revela-se ainda silencioso e comedido nos consumos, com uma média no final de um trajeto de 100 km, num misto de cidade, nacionais e autoestrada, de 6,8 l/100 km, o que se revela um valor bastante positivo para um modelo de 150 cv com caixa automática. Em autoestrada, a velocidades estáveis dentro dos limites, até é relativamente fácil alcançar consumos mais baixos.

 

O único “senão” verifica-se nos instantes imediatamente após uma imobilização e o reinício de marcha, com o pedal do acelerador a exigir uma pressão mais acentuada para se retomar o movimento, o que gera, por vezes, momentos em que as rodas dianteiras patinam na procura de tração. Não é frequente, mas sucede em ocasiões de baixa aderência ou em subidas, por exemplo.

 

Dinamicamente, o T-Roc beneficia, ainda, de excelente acerto que proporciona uma condução assaz competente, tanto no plano da agilidade como no do conforto, sobressaindo por este último. O chassis responde bem às mudanças de direção e é bastante estável em curva, ao passo que nem mesmo as jantes de 18” interferem no conforto em mau piso. É nesse equilíbrio de forças que reside o seu trunfo principal.



Equipamentos e preços 

Tecnologicamente, o T-Roc Blackstyle faz-se acompanhar por câmara traseira de ajuda ao estacionamento e sistema Park Assist, bem como faróis dianteiros LED Performance, por um preço sem despesas de preparação de 40.185 € (o que não deixa de ser elevado), a que acrescem outros opcionais relevantes montados na versão ensaiada, como os faróis LED Matrix (835€), o tejadilho panorâmico (1.271€), o sistema de som beats (533€), o sistema de navegação "Discover Media" (643€) e o “Pacote driver assistance plus” (779€). O automóvel atinge uma soma total de 45.155 € (45.935 € com despesas de logística).


Com habitáculo bem concebido, funcional e agradável, o T-Roc mantém os seus atributos ergonómicos e aptidão para pequenas famílias, algo que continuará a ser uma das suas virtudes

Com este binómio motor/caixa, o T-Roc assume uma postura mais dinâmica e multifacetada para outros tipos de andamentos, sobretudo, em autoestrada e nacionais, ostentando uma capacidade superior de segurança para ultrapassagens, por exemplo. Além disso, o motor 1.5 TSI associado a esta caixa DSG não se revela gastador.



FICHA TÉCNICA

Volkswagen T-Roc 1.5 TSI 150 cv DSG Blackstyle

Motor: Gasolina, 1,498 cc, 4 cilindros em linha, injeção direta, turbo, Intercooler

Potência: 150 cv/5.000-6.000 rpm

Binário: 250 Nm/1.500-3.500 rpm

Transmissão: Tração dianteira, caixa automática de 7 vel. (DSG)

Aceleração 0-100 km/h: 8,3 s

Velocidade máxima: 207 km/h

Consumo de combustível (WLTP): 6,4 l/100 km

Emissões de CO2 (WLTP): 144 g/km

Dimensões (Comprimento/Largura/Altura): 4,236/1,819/1,584 m

Distância entre eixos: 2,590 m

Pneus: 215/50 R18

Peso: 1358 kg

Bagageira: 445-1290 litros

Preço: 40.185€

Unidade ensaiada: 45.155€ (sem despesas)

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