A versão mais focada na dinâmica e nas prestações do ID.3 chama-se GTX Performance e dá alento novo à gama elétrica da Volkswagen. Além de contar com uma afinação exclusiva do chassis, este modelo destaca-se por contar com 326 cv (240 kW). Uma espécie de GTI....
Para reforçar a sua aposta nos modelos desportivos sem emissões, a Volkswagen apresentou mais um modelo de sigla GTX para a gama ID.3. Assim, além do GTX de base com 285 cv (210 kW), a marca alemã criou uma nova variante, designada ID.3 GTX Performance, mais potente, com uma nova bateria e com afinação específica mais orientada para a desportividade.
O compacto elétrico passa a estar equipado com o motor elétrico mais potente da marca
O compacto elétrico passa a estar equipado com o motor elétrico mais potente da marca, produzindo um total de 326 cv (240 kW) de potência e 545 Nm de binário máximo (o mesmo que no modelo GTX menos potente), com a Volkswagen a indicar que estes valores superam os dos V6 sobrealimentados anteriores lançados pela companhia.
Em virtude da maior potência, o ID.3 GTX Performance acelera de 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos, dispondo de uma velocidade máxima de 200 km/h, o que acontece pela primeira vez na família de elétricos ID.
Autonomia em ciclo WLTP combinado de até 601 km
Com autonomia em ciclo WLTP combinado de até 601 km, o modelo beneficia ainda de uma nova bateria de iões de lítio de 79 kWh de capacidade utilizável, com a potência de carregamento a ser incrementada para 185 kW numa estação adequada – passa de 10 a 80% do estado de carga em cerca de 26 minutos. Para a Volkswagen, a colocação da bateria no piso entre os dois eixos permite também melhorar a dinâmica, graças a um centro de gravidade mais baixo.
A variante Performance dispõe ainda de barras estabilizadoras de maior diâmetro, com suspensão composta por eixo dianteiro MacPherson e eixo traseiro de cinco braços mais evoluído. O sistema de direção progressiva, adaptado ao ID.3 GTX, é de série. O ID.3 GTX Performance também pode ser equipado com o controlo de chassis adaptativo Sport DCC modificado, que inclui o novo “Vehicle Dynamics Manager”, o qual recolhe mais informações a partir dos diversos sensores do veículo. Como resultado, o sistema é capaz de detetar melhor como as rodas e a carroçaria se estão a mover para controlar os amortecedores de acordo com algoritmos refinados.
O ID.3 GTX Performance também pode ser equipado com o controlo de chassis adaptativo Sport DCC
Segundo a Volkswagen, isto assegura comportamento mais preciso e maior aderência à estrada em diferentes situações de condução que não apenas a desportiva.
Estilo e substância
Esteticamente, tanto o ID.3 GTX, como o novo ID.3 GTX Performance, distinguem-se dos outros modelos da gama ID.3 pelos seus elementos de design especiais, como o para-choques dianteiro específico com nova entrada de ar preta com design em forma de diamante e assinatura luminosa distinta. As jantes de 20 polegadas “Skagen” estão disponíveeis totalmente em preto como opção.
Uma série de características específicas do GTX também personalizam o interior, sendo que aqui o destaque vai para a inclusão da mais recente geração de software e sistema de infoentretenimento com um ecrã de 12,9 polegadas (32,8 cm), assistente de voz IDA com ChatGPT e um conceito de operação melhorado e mais intuitivo, acompanhando as alterações introduzidas em muitos outros modelos recentes da marca.
Além disso, estão disponíveis funcionalidades opcionais, como o head-up display de realidade aumentada melhorado, a aplicação “Wellness” redesenhada e o sistema de som premium da Harman Kardon.
Na Alemanha, os preços para o ID.3 GTX arrancam nos 52.295€, estando ainda por conhecer os valores que serão pedidos no mercado nacional
Em termos de segurança, dispõe de vários sistemas de assistência de última geração de série, como o cruise control (que pode ser alargado para o Adaptive Cruise Control ACC através de uma atualização), a Travagem de Emergência Autónoma (Front Assist) com monitorização de peões e ciclistas, o sistema de manutenção da faixa de rodagem, a função de travagem de veículos em sentido contrário ao virar e o Dynamic Road Sign Display. Também incluído de série: a função de alerta de perigo de trânsito “Car2X”.
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