A Rivian e a Volkswagen anunciaram a criação de uma “joint-venture” para acelerarem o desenvolvimento de arquiteturas eletrónicas e plataformas novas para automóveis elétricos. O objetivo é preparar a próxima geração de carros "definidos por 'software'”.
A Rivian Automotive e o Grupo Volkswagen chegaram a um entendimento para a criação de uma “joint-venture”, a Rivian and VW Group Technology, LLC ("responde" pelo nome informal de Rivian and Volkswagen Group Technologies), com um valor combinado total de investimento de até 5.8 mil milhões de dólares.
Através desta empresa, as empresas tencionam introduzir a arquitetura elétrica da próxima geração e a melhor tecnologia de "software" para os futuros veículos elétricos de ambas as marcas, abrangendo todos os segmentos relevantes, incluindo o dos compactos.
A empresa será dirigida por Wassym Bensaid (Rivian) e Carsten Helbing (Volkswagen). Os programadores e engenheiros de "software" das duas companhias juntar-se-ão à entidade nova. Inicialmente, as equipas estarão sediadas em Palo Alto, na Califórnia, EUA, e estão a ser desenvolvidas três outras instalações na América do Norte e na Europa. Ao combinarem as suas competências, as parceiras perseguem menos custos e mais rapidez nos processos de desenvolvimento de tecnologias novas.
A "joint-venture" tem como objetivo utilizar a arquitetura elétrica e o conjunto de tecnologias de "software" já disponíveis na Rivia, permitindo o lançamento do R2 da marca norte-americana durante o primeiro semestre de 2026, e apoiar, em 2027, o lançamento dos primeiros modelos do consórcio alemão abrangidos por esta parceria.
A empresa nova também desenvolverá uma arquitetura elétrica modular e flexível de última geração: a tecnologia será disponibiliza em muitos modelos e mercados internacionais, abrindo caminho a novas gerações de automóveis produzidos de forma massiva, com capacidade total para funções avançadas de condução automatizada e que podem integrar atualizações e melhorias “over-the-air” (OTA). Os clientes receberão regularmente novas atualizações de "software", aumentando o valor acrescentado ao longo de todo o ciclo de vida do veículo.
As equipas da Rivian e do Grupo Volkswagen já trabalharam em conjunto e com resultados bastante positivos. Em 12 semanas, a equipa desenvolveu um veículo de demonstração inicial (Grupo Volkswagen) que foi adaptado para funcionar com o "design" de “hardware” e a plataforma de tecnologia integrada da Rivian.
Em representação do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, Diretor Executivo do consórcio, explicou que a “parceria com a Rivian é o próximo passo lógico na nossa estratégia de ‘software’. Com a sua implementação, reforçaremos a nossa posição competitiva e tecnológica a nível mundial. O lançamento da empresa comum demonstra o potencial que queremos aproveitar em conjunto nos próximos anos”.
Comments