Volkswagen com extensores de autonomia
- João Isaac
- há 8 horas
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Marca alemã deverá prolongar a utilização de motores de combustão interna sob a forma de extensores de autonomia para híbridos plug-in.

A Volkswagen está a investir no desenvolvimento de propulsores híbridos plug-in com extensor de autonomia, tecnologia que deverá assim prolongar o ciclo de utilização dos motores de combustão interna. A adoção de viaturas elétricas continua a não progredir como esperado e a marca alemã vê nesta tecnologia a alternativa com o melhor potencial para alavancar a adesão a veículos eletrificados.
A notícia é avançada pela publicação britânica Auto Express no seguimento de declarações feitas por Martin Sander, membro do conselho de administração da Volkswagen para as Vendas e Marketing: “O que é um motor de combustão? Aqui na China vamos ter extensores de autonomia com 250 a 300 km de autonomia elétrica e o motor de combustão a bordo é basicamente um gerador de energia para carregar a bateria. Penso que veremos motores de combustão nos nossos veículos durante um longo período de tempo com uma finalidade diferente. Acreditamos que na Europa haverá espaço para um extensor de autonomia no percurso para a adoção de um elétrico a bateria."

Já Kai Grunitz, membro do conselho de administração para o Desenvolvimento Técnico, reforça a ideia de que a incorporação da tecnologia híbrida com extensor de autonomia não representa quaisquer cedências em termos de configuração interior e espaço, bem como ao nível do peso: “Os automóveis com extensor de autonomia não são tão pesados como os veículos elétricos com bateria. Se considerarmos, por exemplo, o ID.7, temos baterias de mais de 80 kWh e ter um extensor de autonomia significa que podemos reduzir a bateria para 30 kWh. É necessário o mesmo espaço que num híbrido plug-in, por isso não representa uma grande diferença.”
Não são ainda conhecidos os modelos que irão adotar, numa primeira fase, a nova tecnologia, mas tudo indica que a Volkswagen deverá incorporar a propulsão híbrida plug-in com extensor de autonomia nos modelos de maiores dimensões, os quais são, à partida, menos eficientes em configuração 100% elétrica alimentada a bateria.
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