Mais três VW só para a China
- Pedro Junceiro
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 23 horas
A Volkswagen prepara-se para apresentar três protótipos de futuros automóveis destinados apenas à China, ao abrigo da estratégia de lançamentos regionais dedicados – neste caso, sob o lema “na China para a China”. Estes modelos serão introduzidos no maior mercado mundial apenas a partir do próximo ano, com foco na eletrificação e na conectividade.

“Na China, para a China” é o conceito que guia a estratégia regional da Volkswagen, com a marca germânica a optar por conceber automóveis especificamente para os gostos dos condutores daquele país. Assim, já no próximo Salão Automóvel de Xangai, entre 23 de abril e 2 de maio, serão apresentados três protótipos da marca alemã, que têm a particularidade de estarem a ser preparados com diferentes marcas locais em parcerias.
O destaque vai para um modelo de estilo “notchback” (combinação entre compacto de cinco portas convencional e um mais aerodinâmico “fastback”) elétrico da FAW-Volkswagen, que será acompanhado por um SUV elétrico do segmento B com tecnologia de extensor de autonomia da SAIC Volkswagen e por um outro SUV totalmente elétrico da Volkswagen Anhui.
Os três protótipos incorporam o novo ADN da marca na China, tanto em termos de tecnologia e “design” como em relação ao tempo de desenvolvimento, que foi reduzido em mais de 30%, uma necessidade para acompanhar o ritmo acelerado dos fabricantes chineses.

Na China, estes automóveis inserem-se na categoria de “New Energy Vehicles”, ou seja, veículos movidos a novas energias, em tradução livre, na qual se incluem veículos totalmente elétricos, com motorização híbrida “plug-in” e com extensor de autonomia. Ao abrigo deste conceito, a marca prevê o lançamento de mais de 20 modelos até 2027 – permitindo à Volkswagen fornecer a oferta (parcialmente) elétrica certa para todos os clientes.
"Na China, para a China"
“A nossa estratégia ‘Na China, para a China’ colocou-nos no caminho certo. O nosso objetivo é continuar a ser o principal construtor automóvel internacional na China – mesmo na era do veículo conectado inteligente”, afirma Thomas Schäfer, Diretor Executivo da marca Volkswagen. “Temos tudo o que é preciso para sermos bem-sucedidos: tempos de desenvolvimento mais curtos, parceiros fortes, desenvolvimento, produção e infraestruturas locais sofisticados, bem como os produtos e inovações corretos para os nossos clientes chineses. É exatamente isso que vamos provar com os nossos ‘concept cars’ próximos da produção em Xangai”, completou.
O Salão de Xangai realiza-se de dois em dois anos desde 1985, alternando com o certame de Pequim, sendo estes os maiores salões automóveis do mundo.
Comments