top of page
  • Foto do escritorE-Auto

Mercedes Vision EQXX: 1010 km de Riade ao Dubai sem recargas

Atualizado: 29 de mar.

Na terceira viagem de longa distância protagonizada por este “laboratório rolante” da marca da estrela, apenas 7,4 kWh/100 km de consumo médio



A Mercedes continua a explorar o potencial de desenvolvimento da tecnologia que tem instalada no Vision EQXX, protótipo que protagonizou outra viagem de (muito) longa de distância, desta vez na região do Médio Oriente, percorrendo os 1010 km entre Riade, na Arábia Saudita, e o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Fê-lo sem quaisquer recargas da bateria de iões de lítio com menos 100 kWh de capacidade, à velocidade média de 79,4 km/h, e consumindo somente 7,4 kWh/100 km, registo que equivale a cerca de 0,9 l/100 km num automóvel a gasolina e representa outro recorde de eficiência energética!


É a terceira vez que o Vision EQXX percorre uma distância superior a 1000 km com a energia que tem armazenada na bateria, cumprindo este Riade-Dubai depois de realizar as viagens Sindelfingen-Cassis e Untertürkheim-Silverstone. Neste caso, o foco da equipa de trabalho concentrou-se, sobretudo, na gestão térmica e no teto solar, que superaram a prova (muito exigente) de manterem frescos tanto a cadeia cinemática elétrica como o habitáculo, “sobrevivendo” às temperaturas acima de 30º C habituais nos desertos da Península Arábia.



O percurso de 1010 km foi cumprido em 14.42 horas. O Vision EQXX deixou Riade, capital da Arábia Saudita, com 100% de carga na bateria e chegou ao destino com autonomia para mais 309 km! As 117 células fotovoltaicas no teto solar do modelo da Mercedes alimentam muitos equipamentos do automóvel e, durante a viagem, recolheram 1,8 kWh de energia, contribuíram para o aumento da eficiência geral e, adicionalmente, somaram 24 km à autonomia do Mercedes.

 

Desde o início deste programa, o Vision EQXX percorreu 23.340 km e contribuiu de forma ativa para o desenvolvimento do plano de eletrificação da Mercedes, marca que persegue a compatibilidade entre a eficiência energética e a sustentabilidade com o luxo e o prazer na condução associados aos automóveis que produz.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page