Época 11 do campeonato de monolugares elétricos arranca em São Paulo e ainda em 2024, regressa a Jacarta (Indonésia) e a Miami (EUA), passa a contar com dois ePrix tanto no Mónaco como em Tóquio (Japão) e em acaba somente a 27 de julho de 2025, em Londres (Inglaterra). 17 ePrix no calendário mais longo na história da categoria. E há cidade portuguesa na luta por vaga no “mapa”, mas não na próxima temporada!…
O promotor da Fórmula E confirmou o calendário para a Época 11 do campeonato de monolugares elétricos, depois de validação pelo Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA). A temporada conta com o número recorde de 17 ePrix, faltando apenas conhecer-se a localização das corridas na Arábia Saudita e a cidade e o país organizadores da ronda cinco, com a Tailândia na “pole” para receber esta categoria pela primeira vez.
Fonte da Fórmula E confirmou a E-AUTO que a cidade transmontana integra a lista de candidatas ao Mundial. Oportunidade de ouro para o relançamento do Circuito Internacional, existindo capacidade de investimento
E-AUTO sabe que a Fórmula E também tem interesse na organização de ePrix em Portugal, nomeadamente no Circuito de Vila Real, que não recebe corrida internacional desde o fim da Taça do Mundo de Turismos (WTCC), em 2022 – o ano passado, na edição 53, Nacional de Velocidade como “cabeça de cartaz”. No entanto, há intenção de repor esta cidade que convive com os motores desde 1931 no mapa do desporto automóvel de “primeiro plano”. Atualmente, a pista tem 4,6 km de extensão e 24 curvas.
Confirmando-se a integração no Mundial, o que acontecerá sempre depois da Época 11 e é ideia que agrada ao promotor da Fórmula E, que já manteve encontros e negociações sem resultados com autarcas de outras cidades portuguesas, nomeadamente com Lisboa, necessidade de uma intervenção em Vila Real para adaptação do circuito e de todas infraestruturas às exigências e necessidades específicas da Fórmula E. Mas, para a implementação da ideia, ainda há barreira muito importante para derrubar: a dimensão do investimento.
Fins de semana duplos também no Mónaco e em Tóquio
Já no mapa da Época 11, curiosamente, encontramos 11 localizações. Entre as novidades, passagem do Mundial pela Miami Speedway de Homestead, na Florida, o quinto circuito nos EUA a receber o campeonato de monolugares elétricos, depois de três traçados citadinos, em Miami, Long Beach e Nova Iorque (Brooklyn), e uma pista permanente (Portland). Jacarta e a Indonésia regressam ao calendário que não integraram em 2023/2024 e Mónaco e Tóquio passar a receber fins de semana duplos (leia-se corridas tanto nos sábados como nos domingos). Finalmente, Shanghai, Berlim e Londres continuam no mapa, também com dois ePrix.
Comparativamente à Época 10, que ainda tem quatro ePrix por realizar, dois em Portland e dois em Londres, regista-se apenas a saída de Misano, Itália, que entrou no calendário esta temporada, em substituição de Roma, cidade que também não foi considerada na escolha da Fórmula E para 2024/2025.
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