Alemão cumpriu quatro turnos de condução (dois duplos…) aos comandos do 963 da Porsche Penske Motorsport, equipa que tem apenas dois hipercarros no WEC e inscreveu três na edição deste ano das 24 Horas. Talvez “à medida” de Sébastian…
O alemão Sebastian Vettel, tetracampeão na Fórmula 1 (2010, 2011, 2012 e 2013), estreou-se no 963 da Porsche Penske Motorsport, equipa que venceu a 1.ª corrida da temporada no Mundial de Resistência (WEC), os 1812 km do Qatar, e tem como ambição para 2024 ganhar as 24 Horas de Le Mans, a 15 e 16 de junho, no Circuito de La Sarthe. Conseguindo-o, 20.ª vitória na clássica francesa da marca que mais vezes ganhou maratona que rivaliza em mediatismo e popularidade apenas com o Grande Prémio do Mónaco e as 500 Milhas de Indianápolis.
A Porsche Penske Motorsport tem dois hipercarros no WEC (e outros dois no IMSA, o campeonato norte-americano de resistência) e inscreveu três 963 nas 24 Horas. Este ano, em Le Mans, na categoria de topo, 23 participantes – mais quatro que no Mundial. A equipa tem diversos pilotos no “plantel”, mas nenhum com o currículo de Vettel, que demonstrou interesse pela experiência e, por isso, aceitou o convite para participar numa simulação de 36 Horas no MotorLand de Aragão!
Vettel preparou-se para o teste de longa duração no simulador da Porsche Penske Motorsport em Flatch e teve o primeiro contacto com o 963 quase, quase ao lado, no circuito do centro de desenvolvimento de Weissach, Alemanha. Em Aragão, no hipercarro, o piloto de 36 anos que abandonou a Fórmula 1 no final do Mundial de 2022, depois de 17 temporadas na categoria, com 4 títulos, 53 vitórias, 57 “pole” e 122 pódios, entre outros números incríveis, cumpriu quatro turnos de condução –dois duplos –, cumprindo 118 voltas e mais de 581 km, uma distância equivalente a quase dois grandes prémios no campeonato de monolugares mais mediático do desporto automóvel!
“Os pilotos da Porsche apoiaram-me bastante, explicaram-me os funcionamentos e a forma e o momento de utilizar todos os sistemas, o que facilitou a adaptação e o trabalho"
No MotorLand com 5,345 km, a 1.ª experiência de Vettel com um protótipo híbrido criado de acordo com o regulamento técnico da categoria LMDh. “Claro que estive sempre de olho noutras disciplinas e falo, regularmente, com pilotos que estão no WEC e participam nas 24 Horas de Le Mans. Obviamente, aguardava a experiência com curiosidade e expetativa. Diverti-me bastante, depois de adaptar-me a quase tudo, do tejadilho sobre a cabeça ao peso ou aos pneus, e encontrar o meu ritmo», disse Vettel. Sobre uma eventual participação em Le Mans, zero palavras tanto de Sebastian como dos responsáveis da Porsche Penske Motorsport…
“Os pilotos da Porsche apoiaram-me bastante, explicaram-me os funcionamentos e a forma e o momento de utilizar todos os sistemas, o que facilitou a adaptação e o trabalho", admitiu o alemão, depois de deixar o “cockpit” do 963 com sorriso no rosto. Em Aragão, além do alemão, estiveram Matt Campbell (Austrália), Michael Christensen (Dinamarca) e Frédéric Makowiecki (França), o trio do 963 número 5, Kévin Estre (França), André Lotterer (Alemanha) e Laurens Vanthoor (Bélgica), que partilham o hipercarro com o 6. Em Le Mans, no 4, está confirmado só o nome do francês Mathieu Jaminet. Na simulação no MotorLand, participação, também, do austríaco Thomas Preining, que venceu o DTM de 2023.
コメント