top of page

Vettel preparado para Le Mans

Alemão cumpriu quatro turnos de condução (dois duplos…) aos comandos do 963 da Porsche Penske Motorsport, equipa que tem apenas dois hipercarros no WEC e inscreveu três na edição deste ano das 24 Horas. Talvez “à medida” de Sébastian…



O alemão Sebastian Vettel, tetracampeão na Fórmula 1 (2010, 2011, 2012 e 2013), estreou-se no 963 da Porsche Penske Motorsport, equipa que venceu a 1.ª corrida da temporada no Mundial de Resistência (WEC), os 1812 km do Qatar, e tem como ambição para 2024 ganhar as 24 Horas de Le Mans, a 15 e 16 de junho, no Circuito de La Sarthe. Conseguindo-o, 20.ª vitória na clássica francesa da marca que mais vezes ganhou maratona que rivaliza em mediatismo e popularidade apenas com o Grande Prémio do Mónaco e as 500 Milhas de Indianápolis.


A Porsche Penske Motorsport tem dois hipercarros no WEC (e outros dois no IMSA, o campeonato norte-americano de resistência) e inscreveu três 963 nas 24 Horas. Este ano, em Le Mans, na categoria de topo, 23 participantes – mais quatro que no Mundial. A equipa tem diversos pilotos no “plantel”, mas nenhum com o currículo de Vettel, que demonstrou interesse pela experiência e, por isso, aceitou o convite para participar numa simulação de 36 Horas no MotorLand de Aragão!



Vettel preparou-se para o teste de longa duração no simulador da Porsche Penske Motorsport em Flatch e teve o primeiro contacto com o 963 quase, quase ao lado, no circuito do centro de desenvolvimento de Weissach, Alemanha. Em Aragão, no hipercarro, o piloto de 36 anos que abandonou a Fórmula 1 no final do Mundial de 2022, depois de 17 temporadas na categoria, com 4 títulos, 53 vitórias, 57 “pole” e 122 pódios, entre outros números incríveis, cumpriu quatro turnos de condução –dois duplos –, cumprindo 118 voltas e mais de 581 km, uma distância equivalente a quase dois grandes prémios no campeonato de monolugares mais mediático do desporto automóvel!

 

“Os pilotos da Porsche apoiaram-me bastante, explicaram-me os funcionamentos e a forma e o momento de utilizar todos os sistemas, o que facilitou a adaptação e o trabalho"

No MotorLand com 5,345 km, a 1.ª experiência de Vettel com um protótipo híbrido criado de acordo com o regulamento técnico da categoria LMDh. “Claro que estive sempre de olho noutras disciplinas e falo, regularmente, com pilotos que estão no WEC e participam nas 24 Horas de Le Mans. Obviamente, aguardava a experiência com curiosidade e expetativa. Diverti-me bastante, depois de adaptar-me a quase tudo, do tejadilho sobre a cabeça ao peso ou aos pneus, e encontrar o meu ritmo», disse Vettel. Sobre uma eventual participação em Le Mans, zero palavras tanto de Sebastian como dos responsáveis da Porsche Penske Motorsport…



“Os pilotos da Porsche apoiaram-me bastante, explicaram-me os funcionamentos e a forma e o momento de utilizar todos os sistemas, o que facilitou a adaptação e o trabalho", admitiu o alemão, depois de deixar o “cockpit” do 963 com sorriso no rosto. Em Aragão, além do alemão, estiveram Matt Campbell (Austrália), Michael Christensen (Dinamarca) e Frédéric Makowiecki (França), o trio do 963 número 5, Kévin Estre (França), André Lotterer (Alemanha) e Laurens Vanthoor (Bélgica), que partilham o hipercarro com o 6. Em Le Mans, no 4, está confirmado só o nome do francês Mathieu Jaminet. Na simulação no MotorLand, participação, também, do austríaco Thomas Preining, que venceu o DTM de 2023.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page