Ao terceiro Sprint no Mundial de 2024, terceira vitória de neerlandês da Red Bull. O tricampeão em título passa a contar com 10 sucessos neste formato apresentado em Silverstone-2021 (Grã-Bretanha), em 15 corridas! Oscar Piastri, num McLaren-Mercedes, termina na segunda posição, à frente do companheiro de equipa Lando Norris. Esta tarde, qualificação para o Grande Prémio de amanhã.
Max Verstappen, em Red Bull-Honda RBPT, venceu a corrida de Sprint integrada no Grande Prémio da Áustria, ronda 11 do Mundial de Fórmula 1. Para o neerlandês, o tricampeão em título e comandante cada vez mais confortável do campeonato de 2024 – hoje, ganhou mais dois pontos a Lando Norris, terceiro após as 23 voltas ao circuito em Spielberg e o segundo na tabela de pilotos, passando a contar com 71 de vantagem –, terceira vitória no formato este ano, repetindo na “casa” da equipa austríaca os resultados que já conseguira em Shanghai (China) e Miami (EUA).
Para Verstappen, 10.ª vitória num Sprint, em 15 possibilidades desde a introdução deste formato de corrida, em 2021, na Grã-Bretanha, o que corresponde a 66,67% de taxa de sucesso – registo extraordinário.
Este ano, numa época com 24 grandes prémios (é o calendário mais extenso na história da Fórmula 1), ainda faltam mais três, marcados para Austin (EUA), São Paulo (Brasil) e Lusail (Catar).
Na corrida de hoje, Verstappen esteve sob ameaça apenas nas primeiras voltas de corrida que teve apenas 23 – estavam programadas 24, mas realizaram-se duas de formação, devido à necessidade de retirar, por segurança, os fotógrafos muito mal posicionados atrás das barreiras de proteção no exterior da curva 1 do circuito em Spielberg –, chegando mesmo a perder o comando para Norris na volta 5. Todavia, o neerlandês recuperou a liderança poucos metros à frente e Lando, na sequência da manobra defensiva que tentou realizou, acabou por baixar a terceiro, depois de também perder posição para Oscar Piastri, o companheiro de equipa.
Depois, até à bandeira de xadrez, corrida com pouco história, com Max sempre no controlo das operações. “Depois das primeiras voltas muito movimentadas, tive a possibilidade de ganhar alguma vantagem e ‘libertar-me’ da pressão do DRS que o Oscar estava a colocar-me e consegui concentrar-me apenas na minha corrida. O grande prémio de amanhã será, seguramente, muito interessante. É longo e obriga a gestão correta dos pneus»”, comentou o neerlandês.
Já esta tarde, a partir das 15.00 horas de Portugal Continental, qualificação para o Grande Prémio da Áustria de amanhã (14.00 horas), com 71 voltas a circuito que é “território” da Red Bull.
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