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Foto do escritorJosé Caetano

Verstappen perde terceira posição

O tricampeão mundial iniciou mal a ronda 21 do campeonato de 2024. O neerlandês da Red Bull-Honda terminou o Sprint do Grande Prémio do Brasil na terceira posição, atrás dos McLaren-Mercedes de Lando Norris e Oscar Piastri, mas penalização de 5 segundos por violação das regras do Safety Car Virtual fê-lo baixar a quarto, por troca com Charles Leclerc, da Ferrari. E, assim, a vantagem na classificação de pilotos diminui de 45 pontos para 44…



O neerlandês Max Verstappen não pára de acumular penalizações. Depois das duas de 10 segundos no México, o piloto da Red Bull-Honda RBPT, devido a mudanças na unidade de potência do RB20, tem de recuar cinco lugares na grelha de partida para o Grande Prémio do Brasil desde domingo. E, entretanto, após a corrida de Sprint deste sábado no circuito de Interlagos, que terminou na terceira posição, atrás dos McLaren-Mercedes de Norris e Piastri, os comissários da FIA penalizaram-no em cinco segundos por violação das regras do Safety Car Virtual, por isso baixando para quarto na classificação desta corrida com 24 voltas, atrás, também, de Charles Leclerc, da Ferrari.



E o efeito imediato da penalização é a perda de outro ponto para Lando Norris na luta pelo título mundial, com a vantagem de Verstappen a diminuir de 45 para 44. Esta penalização deve-se ao incumprimento dos tempos mínimos obrigatórios durante as intervenções do Safey Car Virtual, na volta final da corrida, com Max a posicionar-se ao lado de Piastri na curva 4, de forma a posicionar-se melhor para “atacar” a segunda posição do australiano da McLaren-Mercedes no relançamento do Sprint, o que aconteceu quase de imediato.



A infração, a Verstappen, também valeu ponto de penalização na licença desportiva, onde passou a acumular sete – atingido o máximo de 12 num período de 12 meses, uma corrida de penalização! “Os comissários desportivos ouviram o piloto, o representante da equipa e analisaram todos os dados disponíveis: estava 0,63 segundos abaixo do tempo mínimo e, por isso, ganhou vantagem de forma irregular”, lê-se no comunicado da FIA.



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