Mudanças na unidade de potência Honda-RBPT do RB20 origina perda de posições (cinco?) na grelha de partida para a ronda 21 do Mundial de 2024. Tricampeão mundial mantém-se comando da classificação de pilotos, mas soma “só” mais 47 pontos do que Lando Norris e, depois do Brasil, num fim de semana com Sprint (sábado, 15h00 de Portugal Continental) antes do Grande Prémio (domingo, 17h00), mais três rondas até ao final da temporada!
A notícia antecipava-se, considerando-se a perda de competitividade do RB20 do tricampeão mundial Max Verstappen e sabendo-se que qualquer penalização em São Paulo, Brasil, “belisca” menos as hipóteses de recuperação do neerlandês na corrida do que se fosse confrontado com esta situação nas três corridas finais do ano, em Las Vegas, no Catar ou no Abu Dhabi. A Red Bull decidiu substituir partes da unidade de potência Honda-RBPT, o que significa a perda de cinco posições na grelha de partida para a ronda 21 do Mundial, este domingo, em Interlagos.
Penalização em São Paulo, Brasil, “belisca” menos as hipóteses de recuperação do neerlandês na corrida do que em Las Vegas, no Catar ou no Abu Dhabi, os três fins de semana finais de 2024.
A decisão da equipa, obviamente coordenada com Verstappen, cria oportunidade a Lando Norris de recuperar (muitos) pontos ao neerlandês e alimentar ainda mais o “mano a mano” na corrida ao título de 2024. O britânico da McLaren-Mercedes, recorda-se, soma menos 47 do que o rival. Depois da passagem pelo Brasil, até ao final do Mundial, apenas mais quatro corridas, incluindo uma de Sprint, em Lusail, no Catar.
A escolha do Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, para realizar esta operação explica-se facilmente. O circuito brasileiro apresenta retas longas e dois setores (primeiro e terceiro) que permitem ultrapassagens. E, assim, talvez o neerlandês consiga salvar a perda de muitos pontos para Lando Norris. Todavia, o piloto neerlandês, para ser bem-sucedido, tem de contrariar fragilidade do RB20… O setor dois do circuito brasileiro tem diversas curtas lentas que penalizam muito o Red Bull. Não conseguindo aproximar-se dos adversários, recuperação (quase!) impossível.
Helmut Marko, consultor da Red Bull, confirmou “operação” que explicou. “Neste momento, a perda de rendimento é enorme, temos de mudar parte da unidade de potência”, disse. E a dimensão da mudança conhecer-se-á antes do treino livre 1, sessão programada para as 15h30 de Portugal Continental, quando a FIA anunciar todas as alterações nos monolugares introduzidas pelas equipas entre o México e o Brasil. E, teoricamente, devido às contas do campeonato, a escuderia austríaca adotará uma abordagem (muito) conservadora nesta intervenção. De outra forma, perda de mais posições na grelha de partida para o Grande Prémio.
“Neste momento, a perda de rendimento é enorme, temos de mudar parte da unidade de potência”, explica Helmut Marko, consultor da escuderia austríaca Red Bull.
Esta sexta-feira, às 19h30, qualificação para o Sprint. Sábado, após as 24 voltas a Interlagos, circuito com 4,309 km, qualificação para o Grande Prémio programada para as 19h00. Para Lando Norris, “pole position” superimportante. Nas primeiras 40 visitas da Fórmula 1 a São Paulo, 18 foram ganhas desde a primeira posição da grelha de partida, incluindo sete das últimas nove, e 31 acabaram com vitórias de pilotos que arrancaram da primeira linha. Mas, todas as regras têm exceções! Em 2021, Lewis Hamilton primeiro, arrancando de… décimo.
Entre os construtores, McLaren, a equipa com mais vitórias no Brasil (12), no topo da classificação, com 566 pontos, mais 29 do que a Ferrari e 54 do que a Red Bull, a bicampeã em título.
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