Tricampeão mundial, depois da vitória no arranque da temporada, em Sakhir, no Bahrain, domina qualificação para a ronda 2 do campeonato de 2024
É a 34.ª “pole position” da carreira do neerlandês de 26 anos na Fórmula 1, 2.ª em 2024, em dois grandes prémios! No circuito de alta velocidade de Jeddah, junto às águas do Mar Vermelho, com 6,174 km em 1.27,472 m (média de 254,097 km/h), o piloto da Red Bull-Honda RBPT “implodiu” o melhor registo da qualificação do ano passado, da autoria de Sergio Pérez, o companheiro de equipa, com 1.28,265 m, e superiorizou-se ao 2.º mais rápido, o monegasco Charles Leclerc, num Ferrari, por 0,319 s.
Nas três primeiras edições do Grande Prémio da Arábia Saudita, a “pole position” garantiu duas vitórias, em 2021 (Hamilton) e 2023 (Pérez). Em 2022, a exceção à regra: o mexicano da Red Bull arrancou da 1.ª posição da grelha de partida, mas terminou a corrida noturna com 50 voltas em 4.º, atrás de Verstappen, Leclerc e Sainz. Este sábado, a ronda 2 do Mundial de 2024 tem arranque marcado para as 17.00 horas de Portugal Continental, com o “rookie” Oliver Bearman num Ferrari!
Verstappen realizou a volta mais rápida do programa logo à 1.ª tentativa na Q3, a fase do programa que atribui a “pole position” e arruma as cinco primeiras linhas na grelha de partida, ao contrário de Leclerc, que garantiu a 2.ª posição somente na 2.ª, superiorizando-se a Pérez com a bandeira de xadrez à vista. O estreante do dia, Oliver Bearman, no SF-94 de Sainz, falhou o apuramento para a parte final da sessão por 0,036 s!
Esta tarde, Max recordou incidente de 2021 depois de comemorar a “pole”. Então, em Jeddah, quando lutava com Hamilton pelo título mundial, o neerlandês colidiu com o muro exterior na última curva do circuito saudita e acabou posicionado em 3.º na grelha de partida. “É verdade, lembrei-me, sim. Mas o carro esteve incrível e deu-me confiança para realizar toda a volta ao ataque! Aqui, andamos sempre nos limites e, hoje, durante toda a qualificação, diverti-me muito», disse o neerlandês.
Bearman impressiona Max
O “rookie” britânico Oliver Bearman falhou o apuramento para o segmento final da qualificação, mas Max Verstappen disse-se impressionado com o desempenho do piloto de 18 anos no Ferrari SF-94 de Sainz, que terminou a Q2 na 11.ª posição, só a 0,036 s do 10.º na fase intermédia da sessão, Lewis Hamilton (Mercedes).
“Num circuito como este e depois de trabalhar com a Ferrari só no Treino Livre 3, o resultado que conseguiu é notável. Não há comparação possível entre os Fórmula
2 e os Fórmula 1. Estou impressionado com tudo o que fez, espero que desvalorize o não apuramento para a Q3”, concluiu o tricampeão do mundo, que tinha apenas 17 anos e 166 dias quando competiu no 1.º grande prémio (Austrália-2015), com a Scuderia Toro Rosso, e 18 anos e 228 dias à data da 1.ª vitória na categoria número 1 do desporto automóvel, que coincidiu com a estreia pela Red Bull.
Comentarios