Tricampeão mundial descontente com monolugar na 1.ª corrida do fim de semana em Miami, mas soma 9.ª vitória nas 14 edições do formato! De seguida, sessão de qualificação para o grande prémio de amanhã
Max Verstappen, em Red Bull-Honda RBPT, continua sem rivais no Fórmula 1. Esta tarde, na corrida de Sprint no programa do Grande Prémio de Miami, a 6.ª ronda da temporada, o tricampeão mundial ganhou o formato pela 9.ª vez, 2.ª em 2024, em 14 edições, liderando as 19 voltas ao circuito com 5,419 km e 19 curvas ao lado do Estádio Hard Rock, “casa” dos Dolphins, da liga profissional de futebol americano (NFL).
O neerlandês também “acelerou” nas contas do Mundial, somando mais 2 pontos que o seu perseguidor mais direto, o companheiro de equipa Sergio Pérez, apenas 3.º no Sprint de Miami, atrás de Charles Leclerc, em Ferrari. Depois da bandeira de xadrez, Verstappen, questionado sobre o domínio na corrida, disse-se “feliz com o resultado”, mas manifestou-se descontente com o comportamento do monolugar da Red Bull, que classificou de “horrível”.
A corrida de Sprint, a 2.ª das seis programadas para o campeonato de 2024, foi só o início de sábado movimentado no Autódromo de Miami. Ao fim do dia (21h00 de Portugal Continental), qualificação para o grande prémio de amanhã, corrida com 57 voltas que também tem arranque marcado para as 21h00. Esta temporada, em cinco rondas do Mundial, cinco “pole position” de Verstappen.
No Sprint, Lando Norris, em McLaren, saiu de cena na curva 1, devido a incidente de corrida que também envolveu os Aston Martin de Stroll e Alonso – o canadiano também teve de abandonar –, e o Mercedes de Hamilton, e obrigou à intervenção do Safety Car para remoção do monolugar e limpeza da pista, Lewis protagonizou duelo muito picante com Magnussen (Haas) que acabou mal para os dois pilotos – o britânico acabou em 8.º, mas uma penalização por excesso de velocidade na via das boxes, atrás do carro de segurança, deixou-o em 16.º, enquanto o adversário dinamarquês, após três penalizações, num total de 25 s, por condução defensiva superagressiva, terminou em 18.º –, e Daniel Ricciardo, num RB-Honda RBPT, foi 4.º, conseguindo o melhor resultado da temporada.
Comentarios