top of page
Logotipo | e-auto

Max Verstappen: “pole” no Japão

Max Verstappen, em Red Bull-Honda RBPT, com 1.26,983 m, registo que melhora em 0,081 s o recorde da volta mais rápida aos 5,807 km de Suzuka, que pertencia a Sebastian Vettel, em Ferrari, desde 2019, conquistou a “pole position” para a 50.ª edição do Grande Prémio do Japão, a 39.ª inscrita no calendário da Fórmula 1 e a 35.ª neste circuito icónico, ronda três do campeonato de 2025.



A história da 76.ª do Mundial de Fórmula 1 contar-se-á só no final de campeonato com 30 corridas, contabilizando-se as seis de Sprint inscritas no calendário-2025, mas Max Verstappen, ao início da manhã deste sábado, na sessão de qualificação para o Grande Prémio do Japão, escreveu capítulo muito importante do livro desta temporada. O tetracampeão em título protagonizou a volta mais rápida de sempre a Suzuka, cumprindo os 5,807 km do circuito nipónico em 1.26,983 m, registo que melhorou em 0,081 s o “tempo-canhão” realizado por Sebastian Vettel, em Ferrari, em 2019. E, assim, à terceira ronda da temporada, neerlandês de 27 anos à frente na grelha de partida pela quarta vez consecutiva no Japão e 41.ª na categoria mais importante do desporto automóvel, mas apenas a primeira este ano!



“Atualmente, não existe outro piloto capaz de fazer o que acabámos der ver. O Max excedeu todos os limites do carro. Um momento mágico”, disse Fernando Alonso, o espanhol bicampeão de 2005 e 2026 que está a começar, aos 43 anos, a terceira temporada com a Aston Martin e a 22.ª na Fórmula 1. Verstappen, na qualificação de Suzuka, superiorizou-se aos McLaren-Mercedes de Lando Norris e Oscar Piastri por 0,012 s e 0,044 s, respetivamente. O primeiro arrancou da “pole” na Austrália e comanda o campeonato, com 44 pontos, mais oito que o neerlandês, e o segundo foi o mais rápido na sessão que “arrumou” a grelha de partida na China, e é quarto no Mundial, a 10 pontos do parceiro de equipa – George Russell, da Mercedes, tem mais um do que o australiano e encontra-se na terceira posição.



Verstappen, em Suzuka, na corrida de 53 voltas com arranque programado para as 6h00 de Portugal Continental, procura, igualmente, a quarta vitória consecutiva no Japão. Mais, só Michael Schumacher (6), Lewis Hamilton (5) e Sebastian Vettel (4). Antecipa-se grande prémio sob chuva e, circunstâncias que podem baralhar todas as contas, mas a McLaren-Mercedes apresenta-se como favorita, após as vitórias nas primeiras duas corridas do ano (Norris na Austrália, Piastri na China). A equipa campeã em 2024 é a mais bem-sucedida no Japão, com nove vitórias – mais duas do que Ferrari e Red Bull, e três do que a Mercedes.


Lewis Hamilton, foi apenas oitavo

Curiosamente, nos primeiros dois segmentos da sessão de qualificação, McLaren-Mercedes no topo da tabela de tempos, com Piastri à frente de Norris. No entanto, nos momentos finais do terceiro, Verstappen surpreendeu, conseguindo resultado que poucos anteciparam. Charles Leclerc, em Ferrari, qualificou-se em quarto e o companheiro de equipa, Lewis Hamilton, foi apenas oitavo, o pior desempenho do britânico em Suzuka desde 2012 (então, só nono classificado).



Entre os estreantes de 2025 na Fórmula 1, Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, na sexta posição, e Isack Hadjar, da Racing Bulls-Honda RBPT, na sétima. O nipónico Yuki Tsunoda, na primeira qualificação com a Red Bull-Honda RBPT, foi eliminado no fim do segundo segmento (15.º, ironicamente, atrás do Racing Bulls-Honda de Liam Lawson, o piloto que substituiu na escuderia austríaca).



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page