Vendas de elétricos devem aumentar 30% este ano
- Pedro Junceiro
- 6 de jan.
- 3 min de leitura
A analista S&P Global Mobility prevê um abrandamento nas vendas de automóveis novos em termos globais, refletindo uma abordagem mais cautelosa num cenário de grandes incertezas geopolíticas. No entanto, as vendas de automóveis elétricos deverão crescer 30% globalmente, num crescimento que deverá ser alavancado, sobretudo, pela China.

Com a indústria automóvel global a apresentar alguns sinais de abrandamento, a S&P Global Mobility revelou, no final de 2024, as suas previsões para 2025, antecipando um crescimento de apenas 1,7% nas vendas de veículos a nível mundial – ou seja, um valor em torno dos 89.6 milhões de automóveis novos –, resultando, em grande parte, das mudanças geopolíticas esperadas nos Estados Unidos da América, mas não só.
As vendas globais em 2024 deverão ascender a 88.2 milhões de unidades, segundo a S&P Global Mobility, um aumento de 17,% face ao ano de 2023, mas as previsões para 2025 revelam uma toada de abrandamento.
De acordo com aquela analista, o setor automóvel está agora mais empenhado em gerir a produção de veículos e os níveis de inventário para responder aos padrões de procura regionais, nomeadamente, atendendo ao crescimento mais lento da mobilidade elétrica nalguns mercados essenciais, depois de grandes investimentos feitos ao longo dos últimos anos.

Vários fabricantes realinharam os seus planos de eletrificação atendendo à forma como a procura de veículos elétricos evolui à medida que os governos ajustam as políticas de apoio, especialmente os incentivos e subsídios, mas também com a imposição regional de tarifas de proteção industrial. Para os construtores, o desafio duplo passa pelo aumento da produção de veículos 100% elétricos acessíveis e por encontrar clientes que os queiram comprar.
Apesar disso, a S&P Global Mobility prevê que as vendas globais de veículos de passageiros elétricos a bateria registem 15.1 milhões de unidades em 2025, um aumento de 30% em comparação com os níveis de 2024, representando cerca de 16,7% das vendas globais de veículos ligeiros. Para referência, 2024 tem uma estimativa de 11.6 milhões de elétricos a nível mundial, o que corresponde a uma quota de mercado de 13,2%.
Por regiões, a quota de mercado dos elétricos na Europa Ocidental e Central deverá chegar aos 20,4% em 2025, enquanto nos EUA e na China deverão atingir os 11,2% e os 29,7%, respetivamente.

Europa e EUA cautelosos
Entre os fatores de risco apontados pela S&P Global Mobility estão a melhoria da oferta, os impactos de tarifas aduaneiras, as taxas de juro flutuantes, a acessibilidade e preços dos veículos, preços da eletricidade e, ainda, as desigualdades na procura por veículos elétricos um pouco por todo o mundo.
Referindo-se a 2024, os mercados da Europa Ocidental/Central deverão entregar pouco menos de 15 milhões de unidades (+1,1% em comparação com 2023), uma vez que os clientes continuam cautelosos e os construtores continuam a afinar o seu “mix” de propulsão. Em 2025, a situação não deverá mudar muito, prevendo um aumento ténue de apenas 0,1% (face a 2024), refletindo os riscos de recessão económica, preços ainda altos dos carros, subsídios em declínio para os elétricos, tarifas sobre elétricos de outras regiões, nomeadamente, da China, e incerteza política na Alemanha e na França.
Nos EUA, as projeção apontam para um total de 16.2 milhões de unidades em 2025, um aumento estimado de 1,2% em relação ao nível projetado para 2024 de 16 milhões de unidades e que reflete toda a incerteza naquele país, em termos de indústria, de adoção da mobilidade elétrica e do próprio caminho político que promete alterar-se com a chegada de Donald Trump à Casa Branca.

Neste cenário, deverá ser a China a ocupar um lugar de destaque no mercado automóvel global. No que diz respeito a 2024, estima-se uma recuperação do mercado automóvel local para cerca de 25.8 milhões de unidades (+1,4% face ao ano anterior). Para 2025, os incentivos aos veículos de novas energias (NEV) e a continuação das guerras de preços dos veículos deverão fazer as vendas de veículos aumentarem para um valor em torno dos 26.6 milhões de unidades, o que representará um aumento de 3,0% em relação aos níveis previstos de 2024.
Deverá ser a China a ocupar um lugar de destaque no mercado automóvel global
Em termos concretos, o mercado chinês deverá também manter o impulso nos elétricos, graças aos preços dos veículos eletrificados a beneficiarem dos custos mais baixos das baterias, juntamente com generosos programas de subsídios nacionais e regionais para ajudar a estimular a procura de veículos novos. As estimativas da S&P Global Mobility apontam mesmo para o aumento da penetração de veículos de passageiros de novas energias para 58% em 2025, face aos 49% de 2024.
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