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Vendas travam 8,7% em agosto

Pelo terceiro mês consecutivo, as matrículas de automóveis novos em Portugal ficaram abaixo dos registos homólogos de 2023 – em agosto deste ano, de acordo com os dados da ACAP, o mercado automóvel "desacelerou" 8,7%, comparativamente ao mesmo mês do ano passado. Assim, no acumulado do ano, o crescimento diminuiu para 4,4%.



Após meses de recuperação nas vendas de automóveis novos na fase a seguir à pandemia de Covid-19, o mercado nacional revela agora uma inversão na tendência de crescimento, embora o mês de agosto seja usualmente pouco “animado” na compra de automóveis novos devido às férias dos portugueses.

 

Os dados mais recentes revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) apontam para uma quebra de 8,7% na comparação das matrículas de agosto de 2024 (14.338 veículos) com o mesmo mês do ano passado.

 

Ainda assim, em termos globais, de janeiro a agosto de 2024, o mercado registou um crescimento de 4,4% face a igual período do ano anterior, representando um total de 168.942 veículos novos postos em circulação.

 

No segmento mais relevante em termos estatísticos, o dos ligeiros de passageiros, matricularam-se em agosto 11.822 veículos, uma quebra de 9,4% face ao mesmo mês do ano de 2023. No cômputo do ano, as matrículas de ligeiros de passageiros totalizaram 142.789 unidades, ou seja, uma variação positiva de 2,5% relativamente ao período homólogo de 2023.



No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, verifica-se uma tendência crescente continuada para a eletrificação, com 17,5% dos veículos vendidos entre janeiro e agosto a serem 100% elétricos. Em combinação com os outros tipos de energia alternativa (com destaque para os híbridos, com 16,3%), os ligeiros de passageiros a energia alternativa atingem os 53,9% das matrículas novas. Se olharmos apenas ao mês de agosto, o peso dos elétricos foi de 21% do mercado.

 

No mercado de ligeiros de mercadorias, o mês de agosto trouxe um crescimento de 9,8% face ao mês homólogo do ano anterior, situando-se em 2099 unidades matriculadas. Em termos acumulados, matricularam-se 21.248 unidades, o que representou um aumento de 19,5% face ao mesmo período de 2023.

 

Por fim, no mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em agosto de 2024 verificou-se uma queda de 43,6% em relação a 2023, tendo sido comercializados 417 veículos desta categoria. Nos oito meses, matricularam-se 4.905 unidades (mais 3,5% relativamente ao mesmo período de 2023).



Peugeot na frente em mês “brando” 

Sintomático do decréscimo do mercado é também o facto de apenas três marcas automóveis terem superado o milhar de ligeiros de passageiros matriculados em agosto, com Peugeot, Mercedes-Benz e Dacia separados por escassa margem.


Apenas três marcas automóveis superaram o milhar de ligeiros de passageiros matriculados

 

Líder absoluta do mercado, a Peugeot foi também a líder dos ligeiros de passageiros em agosto, com 1.173 unidades matriculadas, menos 15,9% do que no mesmo mês de 2023, embora com pouca diferença para a Mercedes-Benz, que foi a segunda, com 1.136 unidades matriculadas, crescendo 4,6%. Na terceira posição, a Dacia matriculou 1.106 unidades, mantendo-se assim no top 3 do mercado.

 

BMW (904 unidades; -9,7%), Renault (811 unidades; +16,5%); Toyota (802 unidades; +25,5%), Volkswagen (644 unidades; +28,8%) e Hyundai (518 unidades; 19,9%) ficaram nas posições seguintes no mês de agosto.



Registo ainda para a queda de 84,5% nas matrículas de automóveis da Tesla, com a marca americana a registar apenas 181 unidades em agosto, contrapondo diretamente com as 1.167 do mesmo mês de 2023.

 

No acumulado de 2024, a Peugeot segue na frente, com 14.361 unidades matriculadas (-9,5% face ao mesmo período de 2023), tendo visto a sua quota de mercado diminuir ligeiramente de 11,39% para 10,06%. A marca francesa da Stellantis segue, ainda assim, com larga vantagem sobre a Mercedes-Benz, que é a segunda, com 11.163 ligeiros de passageiros matriculados (+21,7%) e uma quota de mercado de 7,82%, acima dos 6,59% do ano passado. Repetindo o pódio de agosto, a Dacia está no terceiro lugar no total de 2023 até agosto, com 10.732 unidades registadas (+11,3%) e uma quota de 7,52%, acima dos 6,92% de 2023.


No acumulado de 2024, Peugeot na frente, com 14.361 unidades matriculadas

 

Do mesmo grupo, a Renault segue na quarta posição, tendo matriculado 10.421 ligeiros de passageiros entre janeiro e agosto de 2024 (-6,1%) e com uma quota de 7,30% em contraponto com os 7,97% do mesmo período de 2023. Seguem-se a BMW, com 8.993 veículos matriculados (-1,3%), Citroën, com 7.817 registos (+16,9%), Toyota, com 7.740 matriculas (+5,1%) e Volkswagen, que matriculou 7.658 unidades (-12,6%).

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