As matrículas de automóveis novos no mercado nacional, em outubro, comparativamente ao mesmo mês de 2023, registaram um aumento de 10%, de acordo com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), com os ligeiros de passageiros 100% elétricos a valerem mais de 20% do total do mês!
Após alguns meses menos positivos no mercado automóvel de Portugal, outubro trouxe uma subida de 10% nas vendas combinadas, de acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), que destaca também o facto de o mês de 2024 ter tido mais dois dias úteis face ao mesmo mês do ano passado, o que pode ter influenciado positivamente os números de 2024.
Em outubro, em Portugal, foram matriculados 18.653 automóveis novos, 10 % mais do que no mesmo mês de 2023.
Por outro lado, de janeiro a outubro, a ACAP aponta para um crescimento de 5% face a igual período do ano anterior, o que equivale a um total de 205.649 automóveis novos matriculados.
Por segmento de mercado, foi matriculado em outubro um total de 15.291 ligeiros de passageiros novos, ou seja, mais 10,3% do que no mesmo mês do ano de 2023. Já no que toca ao cômputo do ano, as matrículas de ligeiros de passageiros totalizaram 173.133 unidades, o que se traduz numa variação positiva de 3,5% relativamente a período homólogo de 2023.
Neste mercado, há também a destacar o facto em outubro o peso dos ligeiros de passageiros 100% elétricos ter chegado aos 22,8%. De janeiro a outubro, 56% dos ligeiros de passageiros novos matriculados eram movidos a energias que não exclusivamente a combustão, nomeadamente elétricos (18,8%) e híbridos (16,6%).
Em contra-ciclo, explicando-se até pela redução substancial de ofertas no mercado, a quota de veículos Diesel é apenas de 8,7%, com a gasolina a cifra-se nos 35,2%.
No mercado de ligeiros de mercadorias, registou-se no mês de outubro uma evolução positiva de 4,7% face ao mês homólogo do ano anterior, situando-se em 2530 unidades matriculadas. Em termos acumulados, o mercado atingiu 26.167 unidades, o que representa um aumento
de 15,7% face ao mesmo período do ano de 2023.
Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em outubro de 2024 verificou-se um aumento de 23,4% em relação ao mês homólogo de 2023, com 832 veículos comercializados. Nos dez meses de 2024 as matrículas desta categoria totalizaram 6349 unidades, o que representa um aumento de 6,7% relativamente ao mesmo período de 2023.
Peugeot reforça posição
Detalhando o segmento de ligeiros de passageiros por construtor, a Peugeot voltou a liderar o mercado no mês de outubro, com 1984 unidades matriculadas, mais 59,4% do que em igual período do ano passado. Com efeito, a marca do “leão” atingiu uma quota de mercado em outubro de 12,97%.
A BMW foi a segunda marca mais vendida de outubro, com a companhia bávara a matricular 1215 unidades (7,95% de quota), ainda assim com -0,3% do que em comparação com a prestação do mesmo mês do ano passado. Pouco atrás, mas com um crescimento de 3,9%, ficou a “rival” Mercedes-Benz, que matriculou 1206 veículos (7,89% de quota).
A Renault ficou com a quarta posição do mês, com um total de 1106 veículos matriculados (-6%), ao passo que a Dacia também ficou pouco acima das mil unidades matriculadas, com 1040 registos (-15,7%).
Ainda no top 10 de outubro, nota positiva para os desempenhos de Volkswagen, Toyota e SEAT, que fecharam outubro com 995, 992 e 552 unidades matriculadas, respetivamente, equivalendo a crescimentos de 56,4%, 32,4% e de 60,5%.
Já fora dos dez primeiros, a Nissan teve um crescimento de 99,1% (446 matrículas) e a Volvo uma subida de 73,6% (552 matrículas).
No acumulado dos primeiros dez meses de 2024, a Peugeot lidera com ampla e confortável vantagem: a marca francesa matriculou 17.841 unidades, ainda assim com um ligeiro decréscimo (-3,6%) face aos números do ano passado. Em segundo lugar, com um aumento de 15,5%, aparece a Mercedes-Benz, que é a melhor marca entre as “premium”, com 13,726 matrículas, cabendo à Dacia o lugar mais baixo do pódio, com 13.048 matrículas, crescendo 5,9%.
A Renault surge na quarta posição, com 12.520 unidades matriculadas (-5,1%), enquanto a BMW aparece em quinto, com 11.294 registos (-2,3%). Toyota (9549 unidades; +11,6%), Volkswagen (9481 unidades; -5,1%), Citroën (8530 unidades; +6,7%), Tesla (7576 unidades; +18,7%) e SEAT (6484 unidades; -5%) completam a lista das dez marcas mais vendidas em Portugal entre janeiro e outubro de 2024.
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