Marca alemã justifica quebra das vendas com a economia desafiante, mercado altamente competitivo e disponibilidade limitada de alguns componentes.
A Audi anunciou um total de vendas de cerca de 1,7 milhões de unidades durante o ano passado, volume que representa, no entanto, uma quebra de quase 12% nas suas vendas globais. No que diz respeito aos modelos 100% elétricos, a marca dos quatro anéis vendeu cerca de 164.000 unidades, mercado no qual registou também uma descida de 8%. Na sua comunicação oficial relativa aos resultados comerciais de 2024, a Audi justifica o decréscimo dos seus números de vendas com o contexto atual da economia, com um mercado cada vez mais competitivo, bem como com a escassez de alguns componentes essenciais à produção.
Modelos 100% elétricos registaram uma descida de 8%
“Temos uma visão clara de como estamos a redefinir o ‘Vorsprung durch Technik’. A nossa atual iniciativa de modelos demonstra o rumo que a Audi está a seguir. O ano de 2024 fez parte de uma fase de transição à medida que avançamos para a nossa nova gama de produtos,” afirma o CEO da Audi, Gernot Döllner. “As incertezas económicas globais e a concorrência intensificada também marcaram o ano passado. Apesar destes desafios, estamos convencidos de que alcançaremos os nossos objetivos a longo prazo. Com um plano claro de produtos e tecnologia, a Audi está a renovar sistematicamente a sua gama, com mais de 20 novos modelos em 2024 e 2025.”
A Audi reconhece que a mais recente gama de produtos virá, posteriormente, a dar os seus frutos, uma vez que o efeito dos novos modelos elétricos recentemente lançados, tais como os Q6 e-tron e A6 e-tron e A5 e Q5, está ainda a ser pouco significativo e sentido “apenas de forma gradual”. A marca assume que irá continuar com a sua ofensiva de produtos novos e de renovações de modelos-chave como A7 e o Q3, bem como irá disponibilizar mais opções híbridas plug-in no seu catálogo.
“Desde o início, 2024 foi considerado um ano de transição. Temos modelos fortes a entrar nos mercados, mas o seu impacto em termos de volume de vendas será sentido apenas de forma gradual. Ao mesmo tempo, alguns modelos foram descontinuados. As condições económicas desafiantes e a falta de transparência nas estruturas de incentivos governamentais estão atualmente a gerar uma certa hesitação na compra, afetando toda a indústria, especialmente no que diz respeito a veículos totalmente elétricos,” afirma Marco Schubert, membro do Conselho de Administração para Vendas e Marketing.
No que diz respeito a modelos elétricos a bateria, a Audi destaca o bom desempenho do Q4 e-tron, modelo que contou com quase 108.000 unidades entregues globalmente. Já o novo Q6 e-tron, lançado no mercado durante o terceiro trimestre, conseguiu ainda registar quase 15.000 entregas. Ao nível dos modelos equipados com motores térmicos, o Q5, o A6 e o Q3 foram os mais bem-sucedidos comercialmente, com, respetivamente, 298.000, 244.000 e 215.000 unidades entregues.
A divisão desportiva da marca entregou também cerca de 41.000 automóveis a clientes em todo o mundo, volume que representa igualmente uma quebra de 14% quando feita a comparação com o ano anterior. Nos Estados Unidos da América, no entanto, os modelos da Audi Sport registaram mais de 9.000 entregas, alcançando o seu melhor resultado de sempre, com uma subida de 4%.
Em Portugal a Audi vendeu um total de 4.684 automóveis
Já em Portugal a Audi vendeu um total de 4.684 automóveis, com especial destaque para a gama e-tron de modelos 100% elétricos, os quais representaram 33% do total das vendas da marca. No total de produtos eletrificados, elétricos a bateria e híbridos plug-in, a Audi entregou um total de 2.721 unidades, representando 58% do total das vendas no nosso país.
Comments