As vendas de automóveis novos em Portugal caíram 0,3% em novembro em comparação com o mês homólogo do ano passado. Nos ligeiros de passageiros, os elétricos (BEV) totalizaram 24,8% dos automóveis matriculados no penúltimo mês do ano.
Faltando apenas um mês para o encerramento de contas de 2024, as vendas de automóveis novos em novembro registaram uma ligeira quebra de 0,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com os dados do mercado mais recentes, divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
No penúltimo mês do ano, foram matriculados 19.378 veículos automóveis em Portugal, traduzindo-se numa redução de 0,3%, embora motivada pelas prestações menos conseguidas dos mercados de ligeiros de mercadorias e de pesados.
Em termos globais, de janeiro a novembro, o mercado registou um cenário ligeiramente mais positivo, com um crescimento de 4,6% face a igual período do ano anterior, correspondendo a um total de 225.027 veículos matriculados neste ano.
Por categorias e tipos de veículos, o dos ligeiros de passageiros (o mais representativo) registou um total de 16.400 veículos matriculados em novembro, o que se traduz num crescimento de 4,0% face ao mesmo período do ano passado. Já no acumulado dos 11 meses do ano, as matrículas totalizaram 189.533 unidades, ou seja, mais 3,6% relativamente ao período homólogo de 2023.
Analisando os ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, os modelos 100% elétricos representaram 24,8% das matrículas, naquele que é um dado positivo quanto à aceitação continuada desta tecnologia. No cômputo dos 11 primeiros meses, 56,8% dos ligeiros de passageiros matriculados novos eram movidos a outros tipos de energia, ou seja, elétricos (19,3%), híbridos (16,7%) e híbridos “plug-in” (13,6%). As motorizações exclusivamente a gasolina representaram 34,5% do mercado, enquanto o gasóleo mantém uma postura estável, com 8,7%.
No mercado de ligeiros de mercadorias, o mês de novembro revelou uma contração de 1,8% nas vendas face ao mesmo mês de 2023, com um total de 2560 unidades matriculadas. Em termos acumulados, o mercado atingiu 28.727 unidades, um aumento de 13,9% face ao mesmo período do ano de 2023.
Por seu turno, o mercado de veículos pesados, que engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, teve uma queda acentuada de 60,7% em novembro de 2024, tendo sido comercializados 418 veículos desta categoria. Nos onze meses de 2024 as matrículas de pesados totalizaram 6767 unidades, isto é, um decréscimo do mercado de 3,5% relativamente ao mesmo período de 2023.
Peugeot liderou novembro
Por marcas no mercado de ligeiros de passageiros, a Peugeot voltou a ser a marca com mais matrículas num mês, como um total de 1575 novos registos, crescendo 58,5% face ao mesmo mês de 2023 e com uma quota de mercado de 9,60%. Em segundo lugar ficou a Dacia, com esta a matricular 1322 unidades, mais 5,5% do que no mesmo mês do ano passado (8,24% de quota), ficando com a Mercedes-Benz logo atrás, esta com 1322 unidades registadas, ligeiramente abaixo do valor do ano passado (-0,8%; 8,06% de quota).
Outras três marcas superaram a fasquia das mil unidades matriculadas em novembro, a saber: Renault, com 1280 unidades (+35,4%), a Volkswagen, com 1136 unidades (+118%) e BMW, com 1090 unidades (-7,4%). A Toyota também teve um mês positivo, com 975 unidades matriculadas (+21,3%), enquanto mais para baixo na tabela destaque para a Nissan, que cresceu 108,4%, com 623 unidades matriculadas, e para a Volvo, que cresceu 24,4%, com 551 unidades registadas.
Nos valores acumulados de janeiro a novembro, a Peugeot prossegue para mais um ano de liderança do mercado nacional
Já nos valores acumulados de janeiro a novembro, a Peugeot prossegue para mais um ano de liderança do mercado nacional, com 19.416 unidades matriculadas, ainda assim com -0,4% face à contabilidade do ano passado, sendo também a única marca com quota de mercado de dois dígitos – 10,24%.
A Mercedes-Benz segue em segundo lugar com 15.048 unidades matriculadas, crescendo 13,9%, ao passo que a Dacia ocupa a posição mais baixa do “pódio”, com 14,399 matrículas, mais 5,8% do que em igual período do ano passado. A Renault segue logo atrás, com 13.800 unidades vendidas (.2,3%), ao passo que a BMW ocupa a quinta posição do “ranking” com 12.384 unidades matriculadas (-2,8%).
Volkswagen e Toyota são as outras duas marcas com mais de dez mil unidades vendidas, com 10.617 (+1,0%) e 10.524 (+12,4%) matrículas, respetivamente. O lote das dez marcas mais vendidas em Portugal é complementado por Citroën (9033 unidades; +7,1%), Tesla (8377 unidades; +2,8%) e SEAT (8377 unidades; -6,1%).
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