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Aston Martin Vantage novo também acelera na Fórmula 1

Atualizado: 29 de mar.

Marca inglesa estreia Safety Car no Mundial de 2024. No Bahrain, no arranque da temporada, Mercedes-AMG GT Black Series (730 cv) em ação…



A Aston Martin, no Mundial de Fórmula 1, não participa apenas com os AMR4 nas mãos de Fernando Alonso e Lance Stroll. Desde 2021, a marca inglesa também é fornecedora do Safety Car e do Medical Car do campeonato, em rotatividade com a Mercedes-AMG. No Bahrain, no arranque da temporada, estiveram os alemães… Agora, na Arábia Saudita, é a vez dos britânicos, que transportaram para Jeddah o Vantage mais potente de sempre!

 

O Safety Car novo da Aston Martin tem motor V8 4.0 biturbo de origem Mercedes-AMG que conserva todas as características da mecânica apresentada na geração mais recente do desportivo, com 665 cv, o que representa um incremento de 30% na potência, na comparação com a geração precedente do modelo. Este Vantage acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos (também estreia uma versão mais atual do controlo de arranque) e é capaz de velocidade máxima na ordem dos 335 km/h, números “estrondosos” que explicam a decisão de não introduzir qualquer tipo de alterações na mecânica, incluindo na refrigeração, nem no sistema de travagem.



De acordo a Aston Martin, o Vantage Safety Car diferencia-se do modelo fabricado de série apenas no domínio da aerodinâmica. “Adotámo-las para melhorarmos as ‘performances’ em circuito», informou Roberto Fedeli, o responsável de tecnologia da marca. Já o equipamento é específico, destacando-se, por exemplo, os bancos “Pole Postion” e a consola central produzida à medida para integrar os comandos que controlam os sistemas de comunicação e segurança exigidos pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), além dos monitores digitais que apresentam os tempos por volta em tempo real, as posições em pista de todos os monolugares e, ainda, as imagens captadas pela câmara de visão traseira.

 

O alemão Bernd Mayländer é o piloto do Safety Car, função que este ex-ás do DTM desempenha desde 2000. Regularmente, o controlo do Medical Car, que continua a ser o Aston Martin DBX 707 de… 707 cv, é entregue a Bruno Correia, o português volante do Safety Car no Mundial de Fórmula E.



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