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Aston Martin Vantage ainda mais potente e veloz

Atualizado: 29 de mar.

No desportivo com motor central-dianteiro e tração traseira, imagem nova e V8 4.0 biturbo com 650 cv e 800 Nm – mais 30% de potência e 15% de binário!



A Aston Martin (Aston Martin Lisbon | Aston Martin) apresenta-o como novo, mas o Vantage-2024 (Aston Martin Configurator) baseia-se no homónimo introduzido em 2018 que substituiu desportiva que somava 12 anos de carreira comercial. Porém, registam-se mudanças na aerodinâmica, no desenho, na eletrónica, na mecânica ou na rigidez estrutural, todas com impacto direto na condução, por melhorarem a dinâmica de automóvel que tem, sobretudo, motor com muito mais músculos: no V8 4.0 biturbo de origem Mercedes-AMG, a potência aumentou 155 cv (30%), para 665 cv, e o binário 115 Nm (15%), para 800 Nm!



O Vantage novo, di-lo a Aston Martin, acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e é capaz de 325 km/h de velocidade máxima, números que posicionam este modelo com caixa automática de 8 velocidades, com modo manual comandado de forma sequencial em patilhas no volante, ou tração traseira entre a elite dos desportivos, ao lado de máquinas tão excecionais como o Porsche 911 Turbo S com 650 cv (2,7 segundos no 0-100 km/h, 330 km/h, 302.124 €). Entre as qualidades do desportivo “made in” Inglaterra, repartição equitativa do peso pelos eixos e chassis otimizado para o prazer de condução máximo.


O chassis fabricado em alumínio também beneficiou de otimização, o que permite à Aston Martin reivindicar, por exemplo, melhorias no tato da direção e na atuação de suspensão com os amortecedores Bilstein DTX que reconhecemos dos 911 da Porsche! No Vantage, em oção, sistema de travagem com discos carbocerâmicos que aumentam a resistência à fadiga e diminuem o peso do automóvel (27 kg). No desportivo, jantes de 21” e pneus Michelin Pilot Sport 5 S (275/35 no eixo dianteiro e 325/30 no traseiro).



Entre os recursos técnicos e tecnológicos do Vantage novo, diferencial traseiro (E-Diff) comandado eletronicamente que atua tanto na promoção da tração como na manutenção de trajetórias em curva, controlo de tração com três modos (On, Wet e Track), função a que soma oito níveis de permissividade de patinagem das rodas posteriores, com o cinco ativado por defeito.



No habitáculo do desportivo de dois lugares, mudanças maiores, encontrando-se monitores novos quer para a instrumentação, quer para o sistema multimédia – o segundo tem 10,25’’ (em vez de 8’’), está integrado no painel de bordo e foi criado de raiz para contar com menus, submenus ou “software” específicos. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Opcionalmente, o som da Bower & Wilkins (15 altifalantes e 1170 W).

 

A Aston Martin desenvolveu este Vantage em paralelo com GT3 para o WEC, IMSA & Cia.!

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