top of page
Logotipo | e-auto

Europa precisa de muitos mais carregadores!

Segundo um estudo do setor automóvel recentemente divulgado, a UE está muito aquém do objetivo de disponibilizar 3,5 milhões de pontos de carregamento de baterias até 2030.



De acordo com a Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis (ACEA), a União Europeia precisa de instalar quase oito vezes mais pontos de carregamento de baterias de automóveis elétricos por ano – comparativamente a 2023 - para satisfazer a procura prevista.


Durante o ano passado, também segundo a ACEA, foram instalados pouco mais de 150.000 pontos de carregamento públicos em toda a região (em média, menos de 3000/semana), totalizando, assim, cerca de 630.000.


Porém, este número está muito aquém dos cerca de 410.000 novos pontos de carga necessários anualmente para que a União Europeia atinja o seu objetivo de 3,5 milhões até 2030, informou a ACEA em comunicado oficial.



A procura ultrapassou rapidamente esse objetivo, alerta a ACEA, com as vendas de automóveis elétricos na UE a registarem um crescimento três vezes mais rápido do que a instalação de pontos de carregamento entre 2017 e 2023.


"Estamos muito preocupados com o facto de a implementação das infraestruturas não ter acompanhado o ritmo das vendas de automóveis elétricos a bateria nos últimos anos", afirmou a Diretora Geral da ACEA, Sigrid de Vries, no comunicado emitido. "Além disso, este défice de infraestruturas corre o risco de se agravar no futuro, muito mais do que a Comissão Europeia estima", continua.


A ACEA calcula que serão necessários 8,8 milhões de pontos de carregamento até 2030 para satisfazer a procura, o que equivale a 1,2 milhões por ano, ou seja, oito vezes mais do que o número instalado no ano passado.


"Os investimentos em infraestruturas públicas de carregamento devem ser urgentemente aumentados se quisermos colmatar o défice identificado e cumprir os objetivos relativamente à redução do impacto ambiental do setor", acrescentou de Vries.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page