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Foto do escritorPedro Junceiro

Um Cupra Formentor a cada 69 segundos

Em processo extremamente "oleado", basta pouco mais de um minuto para que um Cupra Formentor deixe a linha de montagem da fábrica de Martorell, nos subúrbios de Barcelona, em Espanha.



Cupra, registando mais de 347.000 unidades vendidas desde o seu lançamento em 2020. Agora renovado, o SUV desportivo está preparado para dar continuidade a este seu registo de sucesso, com uma unidade a deixar a linha de montagem a cada 69 segundos.

 

O Formentor renovado corporiza também o esforço da marca catalã de inovar nos processos de produção.

Envolvendo o contributo de mais de 4000 empregados ao longo de toda a produção, desde os primeiros passos até à fase de verificação final para garantir a qualidade de montagem, o Formentor renovado corporiza também o esforço da marca catalã de inovar nos processos de produção.


Com efeito, foram implementadas na sua produção várias ferramentas inovadoras, como a de “deep learning” (aprendizagem por via da tecnologia), e sistemas digitalizados de primeira linha, num novo passo para a transformação da fábrica.



Entre estas inovações está a “Prüfer Digital”, uma estação automática equipada com um sistema de visão artificial que controla a presença, a posição e o estado de diferentes peças montadas no veículo, com mais de 60 pontos de controlo simultâneos que se concentram tanto na mecânica como na cablagem.


Mas o maior destaque vai para a adição de um novo forno KTL, o primeiro forno transversal 100% elétrico de todo o Grupo Volkswagen. Está envolvido no processo de secagem da tinta, fornecendo uma camada anti-corrosão, e ocupa menos 42% de espaço do que um forno convencional, graças a uma redução do comprimento. Reduz também o consumo de energia até 25%, naquele que é um objetivo de sustentabilidade por parte da marca espanhola e do próprio grupo de que faz parte.



Tanto o Formentor, como o Leon, são os primeiros modelos a beneficiarem do investimento atualmente em curso de 3 mil milhões de euros na fábrica de Martorell (a terceira maior do Grupo Volkswagen em termos de volume), visando uma maior agilidade da produção e uma rentabilidade melhorada no caminho para a eletrificação.



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