De acordo com dados oficiais divulgados recentemente, na plataforma da empresa, encontram-se inscritos já mais de 180 mil automóveis sem motores de combustão interna.
Tendo como objetivo oferecer um serviço de transporte totalmente composto por automóveis puramente elétricos até 2040, a Uber revelou recentemente, num evento em Londres, que tem neste momento cerca de 182 mil automóveis elétricos inseridos na sua plataforma digital a nível mundial. Considerando apenas a capital inglesa, mais de 30% das viagens ali proporcionadas são já realizadas em viaturas 100% elétricas.
A opção “Uber Green” é umas das funcionalidades implementadas pela Uber de forma a motivar a utilização de viaturas elétricas ou híbridas.
Ao selecionar-se esta opção, o cliente escolhe conscientemente uma viatura eletrificada para a sua deslocação, uma opção que já está disponível em 200 cidades no mundo inteiro. No futuro, está prevista a implementação em 40 cidades de uma nova variante exclusivamente pensada para transporte em viaturas 100% elétricas.
A Uber está também a incorporar “pop-ups” de viaturas elétricas na sua aplicação, convidando os clientes a experimentar viajar em modelos elétricos exclusivos como o Lotus Eletre, em Londres, e o Rivian R1 em cidades norte-americanas como Los Angeles, Dallas e Miami. A empresa está também a desenvolver ferramentas que incentiva os seus parceiros, entenda-se, condutores, a fazer a transição para viaturas elétricas, motivando o contato com outros motoristas que já conduzem elétricos e respondendo a perguntas sobre a tecnologia com recurso a soluções suportadas por inteligência artificial.
No evento, foi ainda anunciada uma parceria com a BYD, com vista a aumentar o número de viaturas da marca chinesa na plataforma digital da Uber. O objetivo é chegar a 100 mil automóveis elétricos. Os condutores que trabalhem para a Uber terão acesso a condições especiais de aquisição e financiamento de novas viaturas no âmbito do acordo estabelecido com o fabricante chinês de automóveis.
Comments