O estudo que antecipa o Twingo E-Tech 100% Elétrico com estreia comercial programada para 2026 tem estreia pública confirmada para a edição deste ano do salão de Paris, certame a realizar entre os dias 14 e 20 de outubro. O "concept", segundo os responsáveis da marca do losango, mostra o desenho exterior do modelo de produção em série a 90%. Antecipa-se preço na ordem dos 20.000 €.
O protótipo do Twingo E-Tech foi revelado de forma surpreendente pela Renault no ano passado, anunciado como um dos três “ícones” da marca para um futuro eletrificado. Agora, esse mesmo concept será exposto publicamente pela primeira vez no salão de Paris, entre os dias 14 e 20.
Apontado como o terceiro elemento de uma tríade de modelos definidos como “ícones”, a par dos Renault 5 e 4 elétricos, o Twingo E-Tech Prototype dá uma ideia de como será a versão de produção deste modelo, também 100% elétrico e que presta homenagem ao Twingo original, de 1992. A quarta geração do Twingo estará disponível em 2026, sendo desenvolvido pela Ampere com o objetivo de oferecer um preço de entrada inferior a 20.000 euros, para colocar a mobilidade eléctrica ao alcance de um número cada vez maior de pessoas.
Este modelo será mais indicado para utilização urbana, tal como o original, embora mantenha a carroçaria de cinco portas para maior funcionalidade e uma tipologia mais em linha com o espírito minimonovolume, com um tejadilho em vidro fixo de grandes dimensões que preenche o interior de luz.
Muitos dos elementos estéticos do Twingo E-Tech são diretamente inspirados no clássico da década de 1990, como os faróis (os dianteiros com anéis flutuantes em LED), os contornos do óculo traseiro ou as letras “Twingo” no centro do portão traseiro.
Os puxadores redondos das portas vêm diretamente do modelo de 1992 e têm agora um aro redondo que se ilumina, ao passo que na dianteira, as três pequenas aberturas são apenas um “piscar de olho” ao original e não aberturas funcionais, já que este futuro citadino totalmente elétrico não precisa de tomadas de refrigeração no capot.
Comentários