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Turbo S E-Hybrid e GTS: mais dois Porsche Panamera

Versões Turbo S E-Hybrid (782 cv) e GTS (500 cv) são as mais desportivas (leia-se dinâmicas) da geração nova do Porsche Panamera. A primeira, muito recentemente, tornou-se mesmo recordista da volta ao Nürburgring-Nordschleife entre as berlinas de luxo com motorizações híbridas!



A gama Panamera da Porsche tem mais duas versões, ambas dirigidas aos condutores que procuram dinâmica mais desportiva e prestações superiores. Turbo S E-Hybrid (782 cv) e GTS (500 cv) são as mais recentes adições à terceira geração da berlina da marca alemã, mas têm focos ligeiramente distintos. A segunda direciona-se mais para a "performance" e agilidade, enquanto a primeira combina as características de condução de um automóvel de luxo com "performances" de topo em circuito.

 

Aliás, fica agora desfeito o mistério do modelo utilizado por Lars Kern, piloto de testes da marca alemã, para obter o recorde entre as berlinas de luxo híbridas no “Inferno Verde”, termo por que é conhecido o circuito de Nürburgring-Nordschleife, nas montanhas de Eifel, na Alemanha. De acordo com a Porsche, o Turbo S E-Hybrid foi o protagonista da façanha, demonstrando dessa forma a competência dinâmica de um modelo que, apesar de ser híbrido, oferece uma "performance" superior.


As duas versões partilham o V8 4.0 biturbo, mas o Turbo S conta com sistema híbrido que aumenta a potência para 782 cv! O GTS tem "apenas" 500 cv

As duas variantes estão equipadas com o motor V8 4.0 biturbo que também é utilizado no Panamera Turbo E-Hybrid, unidade já preparada para cumprir os rigorosos requisitos da norma de emissões Euro 7. A mudança do tipo de turbocompressor, de "twin-scroll" para "single-scroll", encurta a fase de aquecimento dos conversores catalíticos. As temperaturas dos gases de escape de até 1000º C e a combustão limpa associada, bem como o aumento da pressão máxima para 140 bar nas câmaras de combustão, aumentam a eficiência.

 

Comum aos modelos novos é, também, a caixa de dupla embraiagem e 8 velocidades (PDK) redesenhada, com o intuito de suportar os 1000 Nm de binário do Turbo S E-Hybrid.



O Panamera mais potente de sempre 

A nova versão Turbo S E-Hybrid dá azo ao Panamera de produção em série mais potente de sempre. Ao já apontado motor V8 biturbo de 600 cv junta-se uma máquina elétrica integrada na transmissão e no circuito de refrigeração, debitando 190 cv (140 kW). A potência combinada ascende aos 782 cv, o que supera a versão precedente em qualquer coisa como 102 cv! Por seu turno, o binário combinado aumenta 150 Nm. Esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 s e atinge uma velocidade máxima de 325 km/h. Isto representa uma melhoria de 0,5 segundos e 25 km/h, respetivamente.

 

Tratando-se de um híbrido, a autonomia elétrica (até 88 km em ciclo urbano, de acordo com o protocolo WLTP) foi incrementada graças à bateria com 25,9 kWh de capacidade bruta e capaz de armazenar mais 45% de energia do que o acumulador de energia utilizado no antecessor. Com o aumento da potência de recuperação de energia para 88 kW, o Turbo S E-Hybrid também pode carregar em postos AC com 11 kW de potência, demorando 2h39 para uma carga completa.



Esta versão conta com um "design" retocado, visível tanto na dianteira exclusiva como no para-choques traseiro específico. Ainda na secção posterior, as saídas de escape cromadas em bronze escuro completam o visual. O equipamento de série do Turbo S E-Hybrid inclui travões com discos Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) e pinças em amarelo. A cor “Verde Ácido”, típica dos modelos E-Hybrid, também está disponível.


A cor Turbonite é exclusiva dos modelos Turbo. Encontramo-la aplicada nas "airblades" dianteiras, em faixa no para-choques posterior e, ainda, nas jantes de 21'' com aperto central.

 

Os modelos Turbo possuem, também em exclusivo, a cor Turbonite, tonalidade cinzenta metalizada que é aplicada nas “airblades” dianteiras, na faixa do para-choques traseiro e nas jantes forjadas de 21” com aperto central. Esta cor também marca presença no interior, por exemplo, nos cintos de segurança, nos frisos decorativos, nos comandos da consola central e no volante. Os bancos, os revestimentos dos painéis das portas, o "tablier" e os tapetes apresentam, igualmente, pespontos contrastantes em Turbonite. O revestimento do tejadilho é em Race-Tex, um material semelhante à camurça.



De série, o modelo conta com a suspensão Porsche Active Ride, acoplada a um sistema de alta tensão de 400 V e, desta forma, só é tecnicamente viável nos modelos Panamera com motorização E-Hybrid. Cada amortecedor tem uma bomba hidráulica que gera forças de compressão e extensão. Desta forma, a suspensão compensa quase na totalidade os movimentos da carroçaria e mantém o automóvel na horizontal durante uma condução mais dinâmica. Esta tecnologia permite funções inovadoras como a sobrecompensação dos movimentos de inclinação e rolamento. De série, o modelo ainda dispõe de eixo traseiro direcional, travões carbocerâmicos (Porsche Ceramic Composite Brake) com discos de 440 mm à frente e 380 mm atrás, e sistema de som da Bose.



Opcionais extremos: pneus de pista e Aerokit em carbono 

O recorde obtido por Lars Kern no Nordschleife (com uma volta aos 20,832 km em 7.24,172 m) também teve a ajuda de Aerokit novo em carbono (disponível para os Panamera Turbo), o qual inclui “airblades”, saias laterais e difusor para otimizar o equilíbrio aerodinâmico durante uma utilização em circuito. O "spoiler" dianteiro elimina por completo a elevação do eixo dianteiro. Assim, em combinação com a asa traseira adaptativa de quatro vias, gera-se mais carga aerodinâmica (a uma velocidade de 200 km/h, a força descendente é de 60 kg, o que permite curvar mais depressa sem perder o controlo do automóvel).

 

Além disso, contou com os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 com marcação N0 e medidas 275/35 ZR 21 no eixo dianteiro e 325/30 ZR 21 no traseiro. Estes pneus foram desenvolvidos em específico para o Panamera e para situações de condução dinâmica.



A sigla GTS significa Gran Turismo Sport, sublinhando o lado desportivo e a agilidade. Assim, o Panamera GTS sobressai pelo chassis ajustado para a "performance" pelo Pacote SportDesign exclusivo e pelo interior desportivo de alta qualidade. O motor V8 biturbo, que passou por uma atualização completa, debita 500 cv, mais 20 cv do que o antecessor, permitindo a aceleração 0-100 km/h em 3,8 segundos e a velocidade máxima de 302 km/h. O sistema de escape desportivo de série foi desenvolvido especificamente para oferecer uma sonorização potente e emocional.

 

Panamera GTS sobressai pelo chassis ajustado para a dinâmica muito desportiva e as "performances". Entre os recursos, menos 10 mm de altura ao solo e suspensão com sistema PASM.

O Panamera GTS está equipado de série com a suspensão pneumática de duas câmaras e duas válvulas incluindo PASM, mas com uma afinação mais desportiva. A altura ao solo é 10 mm mais baixa e as barras estabilizadoras reforçadas proporcionam uma experiência de condução mais direta. O bloqueio do diferencial PTV Plus, com controlo elétrico, assegura uma distribuição otimizada do binário entre as rodas.



As versões GTS podem ser identificadas pelos detalhes desportivos característicos, como os logótipos GTS em preto nas laterais e na traseira, secção dianteira exclusiva, faróis em LED HD-Matrix, luzes traseiras escurecidas e as pinças de travão em vermelho. O Pacote Sport de série inclui ainda acabamentos em preto acetinado nas saias laterais, inserções na secção dianteira, frisos das janelas e o para-choques traseiro. As jantes Turbo S de 21'' com aperto central em cinzento antracite dão um toque especial.

 

No interior, a Porsche recorre ao Race-Tex, material utilizado no revestimento do tejadilho, nos apoios de braço, painéis das portas e nos centros dos bancos desportivos adaptativos (18 vias, elétricos). A Porsche oferece ainda dois pacotes de interior específicos para o GTS em Vermelho Carmim e em Cinzento Ardósia Neo. Está também disponível um pacote de interior em Carbono mate. Faz parte do equipamento de série do Panamera GTS o sistema de som da Bose e o Pacote Sport Chrono com cronómetro e função “push-to-pass”.



Chegada aos mercados e preços 

Os novos Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid e Panamera GTS já estão disponíveis para encomenda, incorporando muitas das características da terceira geração do modelo recentemente lançado, como o Porsche Driver Experience, os faróis em LED HD-Matrix, a integração mais profunda do Apple CarPlay ou o "streaming" de vídeo no monitor digital do passageiro, equipamento que está disponível apenas como opcional. A variante Executive do Panamera Turbo S E-Hybrid, com maior distância entre eixos, é oferecida com controlo climático de quatro zonas e grande consola central. O Panamera GTS é oferecido em exclusivo como berlina desportiva com distância de eixos mais curta.

 

Em Portugal, os preços do Turbo S E-Hybrid começam nos 246.000 € e o do Turbo S E-Hybrid Executive nos 257.919 €. Já o GTS "arranca" nos 215.749 €. As primeiras entregas a clientes estão previstas para o outono.

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