top of page

Tudor parceira da RB na Fórmula 1

A relojoeira suíça, este ano, regressou à competição automóvel, como parceira da RB, escuderia italiana na “órbita” da austríaca Red Bull que substituiu à AlphaTauri nas grelhas de partida da Fórmula 1. A marca que trabalha sob o mesmo “chapéu” da Rolex comemora este momento com o Tudor Black Bay Ceramic Blue que encontramos nos pulsos de Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, nos fins de semana dos grandes prémios.



A Montres Tudor SA, ou tão-simplesmente Tudor, tem quase 100 anos de histórias. A relojeira baseada em Genebra, Suíça, foi registada em 1926 por Hans Wilsdorf, o fundador da Rolex, e as duas marcas ainda trabalham sob o mesmo “chapéu”, por serem propriedade da Fundação Hans Wilsdorf. Originalmente, a empresa de que falamos, fabricava equipamentos só para militares e mergulhadores profissionais, orientação na origem da produção, durante as décadas de 1960 a 1980, de muitas edições da gama Submariner desenvolvidas à medida dos SEAL norte-americanos e dos membros da Marinha Nacional Francesa.


 Originalmente, a empresa fabricava equipamentos só para militares e mergulhadores profissionais

 

Entretanto, a empresa já tinha diversificado a gama de modelos e as parcerias. No final da década de 1960, com a Tudor Watch Racing Team, a marca esteve ao lado de diversas equipas vencedoras numa época de ouro para o desporto automóvel e até “emprestou” o nome ao campeonato norte-americano IMSA. Depois, de forma discreta e nunca definitiva, “saiu de cena”, regressando à competição apenas este ano, com a Visa Cash App RB, equipa italiana na “órbita” da Red Bull que sucedeu à Scuderia AlphaTauri nas grelhas de partida do Mundial de Fórmula 1.



Para marcar esta associação, a Tudor criou versão exclusiva do Black Bay Ceramic com certiticação Master Chronometer. O modelo desenvolvido para a equipa com quartel-general em Faenza, Itália, apresenta-se com mostrador azul, que combina com as cores dos VCARB 01, os monolugares da RB-Honda RBPT, ou dos fatos dos dois pilotos da escuderia, Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda.

 

A Fórmula 1 posiciona-se no topo da pirâmide tecnológica do desporto automóvel, razão que explica a escolha do modelo Black Bay Ceramic para o regresso da Tudor à competição. O relógio prova o empenho da marca na otimização do desempenho mecânico. A certificação Master Chronometer é um dos padrões mais exigentes da indústria nos domínios da cronometria e da resistência a campos magnéticos. Os elementos em cerâmica são em preto mate e o Calibre de Manufatura em preto.

 

Na versão para a Visa Cash App RB, além do mostrador azul, encontra-se bracelete com pespontos a condizer.

O Tudor Black Bay Ceramic Blue tem caixa com 41 mm de diâmetro em cerâmica preto mate, mostrando côncavo com os mostradores das horas, ponteiros “snowflake” derivados dos relógios de mergulho apresentados em 1969, com material luminoso Swiss Super-LumiNova de nível X1, espiral de silício e reserva de marcha de 70 horas, bracelete híbrida em pele e borracha com pesponto azul (e bracelete adicional em tecido preto com faixa azul central) e, ainda, garantia de cinco anos transferível sem registo nem verificações de manutenção periódicas obrigatórias.



Esteticamente, o Black Bay Ceramic Blue combina apontamentos contemporâneos e futuristas, com referências subtis ao passado da Tudor. A caixa monobloco possui superfícies areadas e extremidades biseladas, polimento espelhado para contraste deslumbrante e acabamento com linhas pronunciadas. O disco da luneta giratória também é em cerâmica preta e possui acabamento “sunray” acetinado. Trata-se de combinação monocromática que também encontramos nas graduações gravadas e conferem um toque mate adicional à luneta e criam reflexos de luz discretos.

 

Os modelos Black Bay têm mostradores inspirados nos relógios de mergulho Tudor fabricados na década de 1950 e os característicos ponteiros angulares conhecidos como “snowflake” (floco de neve) entre os colecionados. A coroa desprotegida e a caixa recordam-nos, também, as primeiras gerações de relógios de mergulho desta marca. Este modelo é “neovintage” em termos de conceção, mas tem técnicas de fabrico, fiabilidade, robustez e qualidade de acordo com os padrões mais rigorosos da atualidade.



Estanque até 200 metros de profundidade, este modelo com Calibre de Manufatura MT5602-1U tem movimento mecânico de corda automático com o sistema de rotor bidirecional e, entre as funções, ponteiros de horas, minutos e segundos ao centro. Preço (recomendado): 5310 €. Distribuidores em Portugal: Torres Joalheiros, David Rosas, Ourivesaria Portugal, Marcolino e Pires Joalheiros.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page