top of page

Três estreias no WRC em 2025

A temporada de 2024 encontra-se ainda na ronda 9 de 13, com a Finlândia como porto de abrigo do Mundial entre 1 e 4 de agosto, mas o calendário do WRC-2025 já é conhecido e conta com 14 etapas, o que não supera as 15 de 2008, mas é maior do que as 13 de 2024. Em Portugal, quinta da prova do campeonato, entre 15 e 18 de maio do próximo ano



As estreias da Arábia Saudita e do Paraguai e o regresso da Espanha são as novidades mais importantes no mapa do Mundial de Ralis em 2025, num calendário que tem 14 etapas, em vez das 13 deste ano. Portugal mantém-se no campeonato, recebendo a ronda cinco, entre 15 e 18 de maio. Temos de recuar a 2008 para encontrarmos temporada com mais provas – então, realizaram-se 15.


Portugal mantém-se no campeonato, recebendo a ronda cinco, entre 15 e 18 de maio.

 

Assim, depois do arranque tradicional no Monte Carlo, no final de janeiro, o WRC passará por África, Ásia, Europa e América do Sul antes de chegar à Arábia Saudita, no final de novembro, para a ronda que coloca ponto final na temporada. O reino na Península Arábica estreia-se na competição, a exemplo das Ilhas Canárias (Espanha) e do Paraguai, que ainda têm de passar por provas de teste para integrarem, definitivamente, o calendário do Mundial.



As três primeiras rondas de 2025 seguem um formato semelhante ao de 2024, pelo que, após o Monte Carlo, o WRC segue para a Suécia, em fevereiro, enquanto o Rali Safari do Quénia se mantém em março. Depois, em abril, Ilhas Canárias no Mundial pela primeira vez, em rali que também representa o regresso do campeonato a Espanha.

 

Em maio, edição 58 do Rali de Portugal e, em junho, Mundial em Itália, na Sardenha. Também em junho, Rali da Acrópole, na Grécia, seguindo-se as etapas do campeonato na Estónia e na Finlândia, em julho e agosto, respetivamente. Ainda em agosto, estreia do Paraguai no WRC e prova no Chile.



Para outubro, encontra-se planeada a terceira edição consecutiva do Rali da Europa Central, com Áustria, Chéquia e Alemanha no percurso. Depois, adeus à Europa e WRC no Japão, em novembro. Finalmente, no encerramento da temporada, estreia da Arábia Saudita no “mapa” do campeonato


"O calendário é empolgante por misturar, de forma perfeita, os ralis tradicionais do WRC com três novidades emocionantes desafios, duas fora da Europa, o que prova, mais uma vez, que este campeonato tem dimensão global", diz o diretor do WRC, Jona Siebel. "Do gelo nos Alpes à neve até aos joelhos na Suécia, do pó no Quénia e na Sardenha às montanhas-russas muito rápidas na Finlândia e na Estónia aos desertos na Arábia Saudita, a diversão do calendário de 2025 é incomparável", conclui o mesmo reponsável.



Satisfeito com a reconfirmação de Portugal no calendário do Mundial e da data do rali, Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal, relembra que a prova “integra a lista das mais emblemáticas do WRC, devido à paixão dos adeptos e à espetacularidade do percurso”. O nosso País também está confirmado no campeonato de 2026, após a assinatura de acordo novo com o promotor durante a prova deste ano.




0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page