Donald Trump, recém-eleito Presidente dos EUA, garante que uma das suas primeiras medidas assim que tomar posse será a aplicação de taxas aduaneiras suplementares de 25% a todos os bens importados do Canadá e do México, o que poderá afetar alguns construtores com produção naqueles locais.
A pouco menos de dois meses de ser novamente empossado como Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump ressuscitou o tema das taxas aduaneiras suplementares, escrevendo nas redes sociais que planeia aplicar uma taxa de 25% sobre os produtos a importar do Canadá e do México.
As taxas serão mantidas enquanto os Governos desses países não controlaram aquilo que apelida de “comboios de imigrantes”
De acordo com o Republicano, que venceu as eleições americanas no início de novembro, essas taxas serão mantidas enquanto os Governos desses países não controlaram aquilo que apelida de “comboios de imigrantes” que, alegadamente, trazem drogas, particularmente fentanil para os EUA.
Trump garante que irá aplicar essa mesma tarifa aduaneira de 25% logo no primeiro dia da sua administração, voltando a alarmar os construtores automóveis que têm fábricas nos países visados, como é o caso da Audi ou da BMW, que possuem infraestruturas de última geração em San José Chiapa e San Luis Potosi, respetivamente, no México.
Além disso, noutra decisão protecionista da economia americana, Trump prometeu ainda aplicar “uma tarifa adicional de 10%, acima de qualquer outra tarifa adicional” aos bens importados da China.
Comments