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Travões do Range Rover Sport SV resistem a “tortura” em Portimão

A Land Rover, pela 1.ª vez, equipou um Range Rover com um sistema de travagem que integra discos carbocerâmicos. Fê-lo no Sport SV com 635 cv e submeteu-o a teste de fiabilidade, potência e resistência à fadiga no Autódromo Internacional do Algarve



A Land Rover tem versão de topo nova na gama Range Rover Sport (SV), que tem a particularidade de estar equipada com travões carbocerâmicos, sistema proposto pela 1.ª vez na marca inglesa especializada em automóveis 4x4. Durante cerca de duas semanas, quatro protótipos cumpriram programa de testes em Portimão, no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), totalizando 860 voltas a circuito que os pilotos batizaram como “montanha-russa” sem qualquer mudança de pastilhas, o que confirma a capacidade do sistema proposto como equipamento opcional.

 

O Range Rover Sport SV, com este sistema de travagem, tem os maiores discos do setor automóvel, com 440 mm de diâmetro – “mordem-nos” pinças de oito pistões Brembo Octyma desenvolvidas “à medida”, facto que explica o resultado registado neste teste de… tortura. Cada protótipo cumpriu, em média, 215 voltas ao circuito algarvio, somando 987 km aos 1609 km percorridos antes do início do programa. A inspeção realizada posteriormente concluiu que as pastilhas ainda tinham 30% de vida útil, o que certificou quer a potência, quer a fiabilidade e a resistência à fadiga do equipamento.



No AIA, entre os obstáculos enfrentados pelos Range Rover Sport SV, as travagens para a curva 1, uma direita que obrigava a reduções de velocidade vertiginosas em descida que originavam forças superiores a 1,1 g. Este sistema opcional tem outra mais-valia: subtrai 34 kg à massa não suspensa do automóvel, comparativamente ao equipamento de série, o que torna o comportamento do automóvel ainda mais ágil e reativo, melhora a experiência de condução e aumenta, ainda, a capacidade de aceleração.

 

O Range Rover Sport EV Edition One atingia os 240 km/h naquela zona do circuito, mas as outras alterações introduzidas nesta versão, nomeadamente as condutas específicas para a refrigeração dos travões, também influenciaram o resultado do teste de forma positiva, por melhorarem o controlo da temperatura ou diminuírem as distâncias de travagem e a resposta do pedal.



Nos Range Rover Sport SV Edition One, nome da edição especial produzida para o lançamento deste topo de gama, a cor das pinças depende dos travões: vermelha nos “dual-cast”, amarela ou Carbon Bronze nos carbocerâmicos. Opcionalmente, nos dois sistemas, pinças pretas. A abertura de encomendas para os Range Rover Sport SV “normais” está planeada para o verão. Neste automóvel, V8 4.4 biturbo e tecnologia híbrida MHEV com motor elétrico (27 cv/20 kW e 175 Nm) integrado no módulo da caixa automática de 8 velocidades.



A Land Rover, para o Range Rover mais potente de sempre (635 cv), anuncia 0-100 km/h em 3,8 s ou velocidade máxima de 290 km/h. O Edition One está limitado ao 1.º ano de produção do Sport SV e vendeu-se só por convite e muito rapidamente, por isso não existindo informações sobre preços – nem mesmo para estes travões opcionais!

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