A Volkswagen apresentou em Hannover, na Alemanha, os novos modelos Transporter e Caravelle, os quais se caracterizam por oferecer mais espaço, maior capacidade de carga e novas soluções tecnológicas. Gama de motores abarca opções turbodiesel, tração dianteira e integral e opções híbridas Plug-In e elétricas.
Melhorado, mais espaçoso e mais versátil, o Transporter foi o grande destaque da Volkswagen Veículos Comerciais no IAA Transportation de Hannover, na Alemanha. Pela primeira vez na história deste modelo, considerado uma “ferramenta” multiuso para profissionais, estafetas e operadores de frotas estará disponível, de fábrica, como híbrido Plug-In (PHEV) e como elétrico, além das opções tradicionais a gasóleo.
Desenvolvida ao abrigo da parceria a Ford, a sétima geração do Transporter vem complementar a gama da Volkswagen Veículos Comerciais, que tem como principais modelos os Multivan e ID.Buzz. Neste caso, o Transporter está dividido em duas categorias – veículos puramente comerciais e Caravelle, a gama mais versátil.
Assim, o Transporter está disponível como furgão e com várias divisões e configurações de assentos (incluindo variante Plus com banco corrido de três lugares em segunda fila), duas distâncias entre eixos e duas alturas de teto. O Kombi (transporte de passageiros com até nove lugares) e o mais exclusivo Caravelle (shuttle, táxi de grande capacidade, furgão para famílias) também estão disponíveis com duas distâncias entre eixos.
Abordando este último, o Caravelle pode ser configurado em versões base, Life e Style, com até nove lugares, e pode ser aprimorado com detalhes como um grande teto panorâmico, transformando-o numa espécie de moderno autocarro Samba.
Os novos Transporter e Caravelle medem 5,050 m de comprimento na versão básica, o que representa um aumento de 146 mm em relação ao modelo anterior, ao passo que a distância entre eixos foi aumentada em 97 mm, passando para 3,100 m. O Transporter e o Caravelle também estão disponíveis com uma distância entre eixos aumentada em 400 mm (comprimento total de 5,450 m). A versão de caixa aberta do Transporter, de série, apresenta-se com a distância entre eixos longa. A largura – 2,032 m – de todos os modelos aumentou 128 mm, comparativamente aos antecessores. Quanto à altura, nas versões "standard", é de 1,983 m (teto normal).
PanAmericana robusta
Noutra novidade, Transporter e Caravelle também estão disponíveis em versões do tipo "todo-o-terreno" PanAmericana, dando continuidade a uma linhagem que se tornou num clássico de culto. Também a sétima geração apresenta, assim, uma versão PanAmericana com "design" robusto e detalhes de equipamento exclusivos: revestimentos nas soleiras e nos arcos das rodas, para-choques preparados para condições difíceis e uma grelha de radiador pintada. No interior, o equipamento inclui degraus iluminados com aplicações em aço inoxidável, acabamentos decorativos no painel de instrumentos e puxadores das portas interiores cromados. O Caravelle PanAmericana vem equipado de série com jantes de liga leve de 19'' Indianapolis (em preto com acabamento diamantado), apresentadas como opção para o Transporter PanAmericana. Podem contar com tração integral 4Motion e alargam o leque de opções para as obras ou aplicações profissionais fora de estrada.
Comparado com o modelo anterior (T6.1), o Transporter e o Caravelle oferecem mais espaço, capacidade de carga útil e capacidade de reboque. O volume de carga do furgão com distância entre eixos e teto padrão aumentou mais de 10%, chegando aos 5,8 metros cúbicos, mas atinge os 9 metros cúbicos na versão com distância entre eixos mais longa e teto elevado. Três paletes europeias cabem no compartimento de carga das versões de distância entre eixos longa. A carga útil máxima também aumentou, podendo chegar a 1,33 toneladas, enquanto o peso máximo do reboque pode ser de até 2,8 toneladas, dependendo da motorização e do modelo (anteriormente, 2,5 toneladas).
Motorizações variadas
Atendendo às necessidades cada vez mais vastas em termos de mobilidade, a Volkswagen lança os novos modelos Transporter e Caravelle com diferentes soluções motrizes: as empresas que operam principalmente em áreas urbanas procuram a mobilidade elétrica para manter os custos de operação o mais baixos possível, enquanto as empresas urbanas com distâncias de viagem mais longas e aquelas dedicadas ao transporte de mercadorias de longo alcance muitas vezes preferem híbridos “plug-in” e motores Diesel.
Neste sentido, a potência das sete versões eficientes de motorização varia entre 110 cv e 286 cv, incluindo-se aqui, pela primeira vez, um híbrido Plug-In (eHybrid) e três motores elétricos (e-Transporter e e-Caravelle), além de três versões (TDI), com 110 cv (310 Nm de binário), 150 cv (360 Nm) e 170 cv (390 Nm), as duas últimas também disponíveis com tração integral 4Motion.
Detalhando a oferta, as variantes TDI têm por base o motor 2.0 de 4 cilindros, com os níveis de potência de 110 cv e 150 cv associados a caixa manual de 6 velocidades e o mais potente disponível apenas em combinação com uma caixa automática de 8 velocidades, que é opcional no TDI de 170 cv. Os consumos variam entre os 6,0 l/100 km e os 9,0 l/100 km, dependendo das carroçarias e da tração.
As variantes TDI têm por base o motor de 4 cilindros e 2 litros.
A solução eHybrid alia um motor 2.5 a gasolina sobrealimentado a uma máquina elétrica, para uma potência combinada de 232 cv. O motor térmico fornece 320 Nm de binário, enquanto o elétrico disponibiliza 205 Nm. Esta versão está sempre associada a caixa automática e tração dianteira, e pode ser disponibilizada com distâncias entre eixos curta e longa.
Por último, os e-Transporter e e-Caravelle estão disponíveis com potências de 136 cv (100 kW), 218 cv (160 kW) e 286 cv (210 kW), com baterias de 64 kWh de capacidade útil. Numa data posterior, haverá uma versão elétrica com uma potência inferior e uma bateria menor, destinada ao transporte urbano de mercadorias. Tanto o e-Transporter, como o e-Caravelle serão oferecidos com duas distâncias entre eixos e tração traseira.
Interior mais moderno
No interior, melhoraram-se vários aspetos para oferecer mais conforto e tecnologia útil, com a marca alemã a combinar o mundo digital de ecrãs e controlos com teclas físicas, além de integrar várias portas USB-A, USB-C e de 12 V, bem como uma tomada de 230 V no assento do condutor. Híbridos Plug-In e elétricos podem ser equipados com duas tomadas adicionais de 230 V no compartimento de carga, com uma potência total de 2,3 kW.
Estes modelos passam a ter, de série, painel de instrumentos digital de 12'' (Digital Cockpit).
Os modelos passam a ter, de série, painel de instrumentos digital de 12'' (Digital Cockpit), sistema de infoentretenimento com rádio digital, Apple CarPlay, Android Auto, serviços online e ecrã tátil de 13'', volante multifunções e sistema Keyless Start, entre outros. No equipamento de série para Transporter e Caravelle incluem-se, ainda, faróis LED com “Light Assist”, faróis traseiros LED, travão de estacionamento eletrónico com função “Auto Hold”, sensor de chuva, assistente de manutenção na faixa, travagem de emergência “Front Assist” e reconhecimento de sinais de trânsito. O Kombi, modelo equipado com janelas na parte traseira, destaca-se pelos três assentos individuais na segunda fila de assentos e por um sistema de áudio com seis altifalantes (em vez de quatro).
Quanto ao Caravelle, mais indicado para táxis de grande capacidade ou serviços de shuttle, conta de série com banco de três lugares removível na terceira fila, tecidos de bancos distintos, airbags laterais e de cortina e um sistema de áudio com dez altifalantes. Outras versões de equipamento – Life e Style – enriquecem o equipamento disponível, sendo que a versão mais equipada inclui tecnologia de iluminação IQ. Light LED Matrix ou jantes de liga leve de 17''. Opcionalmente, pode contar com teto panorâmico e sistema de som Harman Kardon (14 altifalantes).
Transporter e Caravelle estão já em pré-venda. Estes produtos reforçam a gama de comerciais ligeiros compactos da VW, que tem como destaque os modelos Caddy, Multivan e ID.Buzz, cada um com múltiplas opções de configuração.
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