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Toyota Yaris Cross Hybrid 130

Ao dotar o Yaris Cross de uma segunda variante híbrida, a Toyota amplia a sua gama de ofertas eletrificadas a pensar nos clientes que procuram um pouco mais de potência e veleidade nas prestações. O primeiro contacto com o renovado Yaris Cross revela qualidades, mas nem tudo são boas notícias



Na renovação de meio de ciclo, o Yaris Cross mantém a sua estética quase inalterada, com os engenheiros da Toyota a concentrarem os seus esforços em elementos muito específicos, como a melhoria da vertente tecnológica a bordo e o reforço dos assistentes de segurança.

 

Porém, o protagonista desta renovação é o novo sistema híbrido de 130 cv, apropriadamente denominado Hybrid 130, que vem acompanhar o já existente Hybrid 115 (apesar de ter 116 cv) e que beneficia de algumas melhorias no motor elétrico e na sua estratégia de funcionamento para chegar aos tais 130 cv de potência máxima.



Isto porque os integrantes técnicos do sistema forma mantidos neste sistema “full-hybrid”, como é o caso do motor 1.5 a gasolina de 92 cv, agora associado a uma nova transmissão que apresenta um motor-gerador elétrico (MG1) mais potente de 83 cv (62 kW) – apenas mais 3 cv. Juntamente com ajustes na unidade de controlo de potência, a potência total aumentou 12% para os tais 130 cv. Ao mesmo tempo, o binário do segundo motor elétrico (MG2) Paralelamente, o binário do segundo motor elétrico (MG2) foi aumentado em toda a faixa de rotações, com o valor de pico a subir de 141 para 185 Nm (mais 30%).

 

No papel, estes ganhos traduzem-no numa aceleração mais rápida, sendo agora de 10,2 segundos (face aos 11,7 segundos da outra versão), melhorando-se também a retoma no exercício dos 80 aos 120 km/h – 8,9 segundos, menos 0,4 segundos. As emissões de CO2 mantêm-se contidas, entre 103 e 122 g/km, dependendo do equipamento.



Resultados apreciáveis 

No primeiro contacto dinâmico em Palma de Maiorca, no qual tivemos à disposição unicamente as versões com o também novo nível de equipamento Premiere Edition, o Yaris Cross Hybrid 130 revela um desempenho notoriamente melhorado face ao híbrido de 116 cv, tanto na intensidade das acelerações e das retomas, como na forma como a potência é agora utilizada para oferecer uma melhoria das respostas sem aumento desproporcionado do ruído.

 

A Toyota indica uma tónica de condução serena e, com efeito, o Yaris Cross Hybrid 130 exibe maior desenvoltura que lhe permitem ser mais dado a trajetos fora da cidade, enfrentando melhor as situações de ultrapassagem e de funcionamento em autoestrada sem estar constantemente a elevar o ruído do motor de combustão

 

Utilizando o modo de condução “Eco” – um dos três disponíveis, além do “Normal” e do “Sport” –, é possível obter consumos baixos graças a uma maior intervenção do motor elétrico sempre que possível, com a entrega da potência a ser bem mais doseada. Como tónica comum, a eficiência não sai desprestigiada e, em três trajetos distintos a média foi bem reveladora da economia: 4,5, 4,4 e 4,2 l/100 km, numa consistência relevante apesar de diferentes estilos de percurso e de condução. Num dos trajetos, o computador de bordo chegou a indicar 68% do tempo de condução em modo elétrico, o que é um dado digno de registo.



Adicionalmente, o Yaris Cross mostra boas qualidades dinâmicas, com direção informativa e suspensão muito bem concebida, contendo bem o rolamento da carroçaria e superando com distinção o piso mais deteriorado – mesmo com jantes de 18 polegadas, uma novidade desta Premiere Edition, a juntar à cor “Urban Khaki” de duas tonalidades. Também o reforço da insonorização joga a seu favor, traduzindo-se num interior mais sereno e menos dado à intrusão do ruído externo.

 

Mais e melhor equipamento 

A bordo, a posição de condução continua a ser um bom trunfo, enquanto o equipamento é reforçado com pequenos detalhes que visam oferecer uma sensação melhorada de qualidade, como o material macio ao toque na parte interior do tablier. Além disso, passa a dispor de painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas nesta versão, com grafismos diferenciados e opções de personalização, embora também nem sempre seja intuitivo de personalizar. Em complemento, o head-up display dá ainda um toque mais moderno para um modelo de segmento B-SUV.


Ao contrário de outros modelos rivais, não existe a simplificação da ativação ou desativação dos sistemas de assistência – faz-se pelo painel de instrumentos e pelos botões do volante – o que nem sempre é fácil de conseguir.

 

O ecrã central também passa a ser de maiores dimensões, entre 9 ou 10,5 polegadas, com a versão Premiere Edition a dispor do maior, com sistema de infoentretenimento mais moderno e conectado, ao qual não falta, sequer, o assistente virtual por intermédio do comando de voz “Hey Toyota”.



Concluído o primeiro contacto, fica a ideia de que esta adição à gama do Yaris Cross é bem-vinda, pois traz consigo dotes melhorados nas prestações e na facilidade de condução fora da cidade, onde o motor elétrico é, muitas vezes, posto em segundo plano em contraponto com o motor a gasolina. O trabalho feito pela marca japonesa resulta num menor esforço em todos os sentidos e beneficia a impressão de condução, até porque o trabalho feito na insonorização do habitáculo (com reforços no compartimento do motor e vidros dianteiros mais espessos) também melhora a qualidade de viagem. Tudo isto mantendo a assinatura tradicional dos híbridos da Toyota de um consumo moderado.


Quanto ao ponto menos positivo, tem de ser o preço

 

As versões Hybrid 130 estão associadas unicamente às duas versões de equipamento mais altas, a Luxury e a Premiere Edition, com preços de 34.030€ e 35.990€, respetivamente, o que faz com que o Yaris Cross se movimente já em segmentos de preços superiores, potencialmente mais espaçosos e com outros argumentos de prestações e versatilidade.



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