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Toyota Yaris Cross tem reforço híbrido com 130 cv

Atualizado: 25 de mai.

Automóvel muito importante para as ambições da Toyota na Europa e em Portugal, o Yaris Cross apresenta-se modernizado estética e tecnologicamente, mas é sob o "capot" que se encontra a novidade mais importante: motorização híbrida com 130 cv.



Assumindo-se como líder de vendas da Toyota a nível europeu, o Yaris Cross rapidamente conquistou um espaço importante no segmento B-SUV graças à combinação de eficiência, estética irreverente e versatilidade, aproximando-se, em 2023, das 200 mil unidades vendidas: com o esmorecimento de algumas restrições na produção, o modelo atingiu as 195.569 unidades vendidas em solo europeu e, para 2024, esta atualização de meio de ciclo pretende reforçar o seu posicionamento num mercado cada vez mais concorrido.

 

Para o renovado Yaris Cross, os engenheiros da marca incidiram os seus esforços em três áreas principais de melhoria: atualização da componente híbrida, aprimoramentos estéticos e melhoria da vertente tecnológica e da segurança, aqui com sistemas como o ecrã digital para o painel de instrumentos e assistentes à condução mais avançados, expondo a ideia de “condução com serenidade”.



Na estética não se mexe… 

A Toyota está convencida de que a estética é um dos trunfos do Yaris Cross, com a sua postura irreverente em formato compacto, pelo que praticamente nada mudou neste campo. O que há é uma nova versão Premiere Edition que se destaca pela nova cor “Urban Khaki” (de dois tons) e jantes de 18 polegadas de cinco raios maquinadas em cinza escuro. No interior, as costuras dos bancos e as linhas decorativas no painel de instrumentos e nas portas combinam com a cor da carroçaria.


Mantendo-se a plataforma GA-B, a habitabilidade não muda, nem a capacidade da mala (397 litros), que tem duas posições em altura para fixação da plataforma. O portão pode ter abertura elétrica

 

O revestimento dos bancos também conta com um novo padrão, da mesma forma que há uma nova superfície macia na zona inferior do painel de bordo, em todas as versões. E passa a existir uma nova opção de cor, “Azul Juniper”, em toda a gama.



 Ainda no interior, nota para as medidas adicionais tomadas para reduzir o ruído e mitigar as vibrações, de forma a oferecer a tal experiência de viagem mais serena. No que diz respeito ao ruído do motor térmico, os engenheiros da Toyota atuaram em quatro áreas principais: foi adicionado um amortecedor dinâmico ao apoio do motor do lado esquerdo, foi instalado um ressoador na conduta de admissão, o silenciador interno do painel passou de uma para três camadas e passou a haver uma camada extra de feltro no silenciador superior do "capot".

 

Por outro lado, para reduzir os ruídos aerodinâmicos, os vidros utilizados no para-brisas e nas portas laterais dianteiras têm maior espessura.



Habitáculo mais digital 

A bordo, a Toyota proporciona uma melhoria da vertente tecnológica com a inclusão de novos elementos. A instrumentação digital passa a ser de série, embora varie a dimensão do ecrã dedicado – 7'' ou 12,3'', consoante a versão (o de 7” para as versões de entrada e intermédias e a de 12,3” para as Luxury e Premiere). No maior, o condutor pode personalizar a aparência de acordo com a sua preferência, com quatro opções de estilo: “Smart”, “Casual”, “Sporty” e “Tough”.

 

Também o ecrã tátil do sistema de infoentretenimento foi melhorado, podendo ser de 9'' ou de 10,5'', dependendo da versão. A tecnologia multimédia Toyota Smart Connect foi melhorada e dispõe de funcionalidades como a navegação baseada na nuvem (de série), o qual dá acesso a informação atualizada sobre rotas, trânsito e atrasos para uma melhor planificação de viagens. Naturalmente, a conectividade sem fios Android Auto e Apple CarPlay está disponível, enquanto o sistema multimédia e demais funções podem ser atualizadas remotamente (“over-the-air”).



O sistema disponibiliza, ainda, reconhecimento de voz melhorado e assistente virtual com ativação pelo comando “Hey Toyota”, que pode reconhecer comandos em linguagem natural de conversação. De acordo com indicações da marca, o sistema pode responder a comandos como “Hey, Toyota, estou com frio”, tratando de aumentar, automaticamente, a temperatura da climatização.


Também no campo da tecnologia, o Yaris Cross passa a oferecer a Chave Digital Inteligente que permite a partilha do automóvel (para acesso e condução) com até cinco utilizadores

 

Esta tecnologia é compatível com dispositivos Apple e Android e é fornecida de série na versão Premiere Edition. A ligação de um ano está incluída no preço de compra do veículo. A app “MyToyota” oferece outras funções úteis, incluindo fecho/abertura de portas de forma remota, controlo climático antes da viagem e ativação das luzes de emergência para ajudar a localizar o veículo – por exemplo, num parque de estacionamento cheio.



Reforço híbrido 

Novidade absoluta na gama é a chegada de uma segunda variante híbrida, tal como já tinha acontecido com o Yaris, tratando-se de solução de quinta geração com 130 cv de potência máxima para incrementar o nível de prestações sem afetar a eficiência.

 

O sistema eletrificado “full-hybrid” mantém o motor de gasolina de 1,5 litros com 92 cv, mas agora acoplado a uma nova transmissão que apresenta um motor-gerador elétrico maior e mais potente (MG1) com 83 cv – apenas 3 cv a mais, mas com estratégia de funcionamento melhorada. Juntamente com ajustes na unidade de controlo de potência, a potência total subiu de 116 cv para 130 cv, um aumento de 12%.

 

O binário do segundo motor elétrico foi aumentado, com o valor de pico a progredir de 141 Nm para 185 (mais 30%)

           

O resultado é uma aceleração mais rápida, com uma redução de meio segundo no “sprint” de 0 a 100 km/h, para 10,2 segundos (11,7 segundos no sistema híbrido precedente), melhorando-se, ainda, a capacidade de retoma no exercício de 80 a 120 km/h – anuncia-se 8,9 segundos, ou menos 0,4 segundos. Os ganhos nas prestações não se fizeram às custas da eficiência ambiental, pelo que as emissões de CO2 mantêm-se contidas, com um valor entre 103 e 122 g/km, dependendo do equipamento. A bateria de iões de lítio tem uma capacidade pouco acima de 1 kWh.



 Além dos ganhos técnicos, a marca indica que todo o conjunto viu a sua atuação revista para melhorar a experiência de condução neste Hybrid 130 - a disponibilidade de binário mais elevado em todas as rotações do motor e a melhoria da assistência do motor elétrico em resposta ao acelerador contribuem para maior dinamismo e uma sensação de aceleração mais linear.

 

Estruturalmente, não se vislumbram novidades no chassis. Centro de gravidade baixo e carroçaria muito rígida mantêm-se

 

Para separar esta nova gama de dois híbridos, a marca denomina a versão de base como Hybrid 115 (embora tenha 116 cv), enquanto a nova será comercializada sob o nome Hybrid 130 – e alocada às versões de equipamento mais bem dotadas, como a Luxury e a Premiere Edition.



Mais segurança 

Para cumprir com as normas de segurança mais exigentes na União Europeia e, também, o compromisso de oferecer automóveis cada vez mais seguros, a Toyota disponibilizara o conjunto de assistentes de segurança “T-Mate”, nos quais se incluem os sistemas Toyota Safety Sense de última geração.

 

Composta por lista bem extensa, o Yaris Cross beneficia de um novo sistema de câmara e radar que pode fazer um análise mais distante e ampla do que antes, melhorando a sua capacidade de deteção de riscos de acidentes. Por exemplo, o Sistema Pré-Colisão (PCS) pode agora reconhecer um potencial impacto frontal e uma vasta gama de objetos e veículos no caminho do automóvel, incluindo peões, ciclistas e, agora também, motociclos.



Entre os novos recursos destacam-se o de Supressão de Aceleração, que intervém para suspender a aceleração quando é detetado o risco de colisão com um veículo à sua frente, e o Assistente de Condução Inteligente, que reduz o risco de acidentes a baixas velocidades. Incluem-se ainda o Assistente de Desaceleração, que retira velocidade ao detetar um veículo mais lento à frente ou uma curva, ou o Assistente de Direção, que reconhece uma curva adiante e adapta a assistência na direção para ajudar o condutor a estabelecer uma trajetória mais suave.

 

No "cruise control" adaptativo foram acrescentadas novas funções, como a de Suporte à Prevenção de Ultrapassagens para evitar ultrapassagens involuntárias pelo lado errado de um veículo e a de Sinal de Mudança de Direção para ajudar o condutor a regressar com segurança à faixa de rodagem a uma velocidade e distância adequada relativamente aos outros veículos.



Há ainda um novo sistema de Paragem de Emergência que reage a eventuais problemas físicos do condutor: ao detetar a ausência de ação de condução (na direção, travagem ou aceleração por um determinado período de tempo), será emitido um alerta, perante o qual, caso não haja resposta, o veículo será imobilizado na via, com ativação das luzes de emergência para alertar os outros condutores. As portas são também destrancadas para permitir o auxílio exterior.

 

Opcionalmente, a marca propõe Assistente de Saída Segura, sistema com alerta visual e sonoro para evitar que uma porta seja inadvertidamente aberta diante de um veículo ou ciclista

 

Todas as funcionalidades podem ser melhoradas ou atualizadas de forma remota. Essas atualizações por "download" podem acontecer quando o carro está em andamento e ficar prontas para instalação quando for conveniente para o condutor.



Gama e preços 

O Yaris Cross mantém a sua aposta de uma gama variada, embora a nova versão Hybrid 130 apenas fique reservada para os dois níveis de equipamento superiores, Luxury e Premiere Edition.


Os preços iniciam-se nos 27.060 € do nível de entrada Hybrid 115 Comfort, ao passo que os Hybrid 130 existem nas versões Luxury (34.030 €) e Premiere Edition (35.990 €).

Afeos ao sistema Hybrid 115 ficam os níveis de equipamento Comfort, Comfort Plus, Exclusive e Square Collection, esta última com tejadilho preto “Night Sky”.

De entrada, a versão Comfort conta com jantes de 16 polegadas em aço, ecrã do painel de instrumentos de 7 polegadas, ar condicionado automático, ecrã tátil de 9'', assistente de luzes de máximos e seis altifalantes.


 




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