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Toyota renova comerciais e traz novo Proace Max

Atualizado: há 3 dias

Apostada em reforçar a sua posição no segmento dos comerciais ligeiros, a Toyota apresenta uma gama amplamente renovada, com destaque para as versões elétricas e, para cobrir todos os segmentos, um novo comercial de maiores dimensões, o Proace Max. As diferentes novidades da Toyota Professional irão chegar ao mercado europeu ao longo dos próximos meses.



Desde a pandemia de Covid-19 que os veículos comerciais ligeiros (comummente apelidados de VCL) viram a sua importância redobrada, estando esse aumento diretamente relacionado com o crescimento do comércio online nas grandes cidades. Desta forma, os construtores passaram a dedicar maior atenção a este mercado, dando-lhe maiores competências tecnológicas e ecológicas em linha com a própria evolução da indústria automóvel.

 

Neste cenário, também as parcerias entre fabricantes passaram a ter maior impacto, assegurando partilhas mais avançadas em termos de carroçarias e de tecnologias (incluindo motorizações). No caso da Toyota, a cooperação com o Grupo Stellantis (estabelecida em 2016) tem vindo a dar frutos eficazes, já que as vendas de veículos comerciais da Toyota na Europa têm vindo a crescer nos últimos anos – em 2023, atingiu as 140 mil unidades vendidas no Velho Continente.


As vendas de veículos comerciais da Toyota na Europa têm vindo a crescer nos últimos anos

 

Mas o objetivo é manter essa mesma toada de crescimento, procurando firmar-se no top 6 do mercado de comerciais ligeiros na Europa – as 170 mil unidades e os 7% de quota de mercado são dois dos seus objetivos, bem como o “mix” de vendas com 20% pertencente às motorizações elétricas.



A grande novidade 

A gama de comerciais ligeiros da Toyota tem hoje como principal protagonista a família Proace, embora exista uma novidade de relevo a partir de agora, na forma da Proace Max, o comercial ligeiro de maiores dimensões da marca. Este modelo permite à Toyota colmatar uma lacuna que tinha, uma vez que no atual contexto do mercado, cerca de 30% é pertencente aos comerciais de maiores dimensões, que é, simultaneamente, um dos segmentos em expansão.

 

O novo modelo oferece várias opções de chassis, adequando-se a diferentes tipos de clientes. Assim, no formato Van, existem seis tamanhos diferentes à escolha, com base em duas opções de distância entre eixos (3450 mm e 4035 mm), três comprimentos exteriores (L1 de 5413 mm, L2 de 5998 mm e L3 de 6363 mm) e três distâncias entre eixos (H1 com 2253 mm, H2 com 2524 mm e H3 com 2764 mm). Estas combinações proporcionam um volume de área de carga que vai dos 10 m3 aos 17 m3, com espaço suficiente para transportar até cinco paletes Euro, dependendo da configuração escolhida.



A companhia adianta que a Proace Max L3 H2 deverá ser aquela mais procurada pela sua oferta de espaço e robustez. Adicionalmente, numa segunda fase, a Toyota irá ainda propor o Proace Max Van em configurações de caixa metálica fixa ou basculante e cabina dupla em chassis, com uma segunda fila de quatro lugares, elevando a lotação até sete.

 

Quanto aos pesos de transporte, o peso bruto para Portugal é de 3500 kg, ao passo que a capacidade de carga útil é de 1500 kg (tanto na versão Diesel, como na elétrica). As diferentes motorizações divergem ligeiramente na capacidade de reboque, que é de 2400 kg no modelo elétrico e de 2500 kg no Diesel.

 

Com o objetivo de incrementar o peso dos modelos elétricos no seu “mix” de vendas de comerciais, a Toyota irá propor a motorização elétrica nas carroçarias L3 H3 e L3 H2 e unicamente na configuração de painel lateral.



No Proace Max elétrico, a potência máxima é de 270 cv (200 kW), para 410 Nm de binário, enquanto a bateria de 110 kWh tem uma autonomia estimada em ciclo WLTP de até 420 km. Esta bateria pode ser recarregada até 80% em apenas 55 minutos com uma potência máxima DC de 150 kW, enquanto os carregamentos AC podem ser feitos a 11 kW (está previsto um carregador de bordo de 22 kW para 2025).

 

Nota, ainda, para os três modos de condução, que alteram a gestão da potência e a climatização: o modo “ECO” limita a potência a 163 cv (120 kW), o modo “Normal” é o mais equilibrado com 218 cv (160 kW) e o modo “Power” fomenta o desempenho com a potência total. A travagem regenerativa também está presente com três níveis distintos de intensidade, ajudando a otimizar a autonomia total – a escolha faz-se a partir das patilhas atrás do volante. 



Apesar da oferta elétrica, as duas variantes turbodiesel deverão ser as mais procuradas – têm por base o motor 2.2 a gasóleo de 140 cv e de 180 cv, com 350 Nm e 380 Nm de binário, respetivamente. Embora noutros mercados possa contar com caixa automática, em Portugal apenas estará disponível, por enquanto, com caixa manual de seis velocidades.

 

Tecnologicamente, o sistema multimédia tem por base um ecrã de 10 polegadas com cartão SIM integrado para funcionalidades como a navegação com mapas 3D e informações com recurso à “nuvem”. No caso da versão elétrica, o condutor recebe informações a partir de um ecrã digital de 7 polegadas atrás do volante. Já nos modelos a gasóleo, o equipamento de série abarca um ecrã central a cores de 5 polegadas e um painel de instrumentos com combinação entre elementos analógicos e ecrã digital monocromático.

 

O início das encomendas está previsto para novembro, mas os primeiros Proace Max apenas deverão chegar no início de 2025. A produção será feita na Polónia no caso dos modelos elétricos e em Itália, no caso dos Diesel.

 

Este novo modelo, bem como a restante gama de comerciais da Toyota Professional, tem uma garantia geral de dez anos (desde que as manutenções sejam feitas na rede) ou 200.000 km, com a particularidade de os usados também beneficiarem desta benesse.



Novidades Proace 

Mas também os demais modelos da família de comerciais Proace contam com novidades. Desta forma, os Proace, Proace Verso, Proace City e Proace City Verso mantêm os seus predicados de funcionalidade e de conveniência para funções de trabalho (e de lazer no caso da Verso), mas beneficiam de retoques estéticos no exterior e interior.

 

Por fora, identificam-se por nova secção dianteira mais aerodinâmica e com novo estilo nos faróis, agora com tecnologia LED. A versão Proace Verso dispõe de jantes de liga leve. O habitáculo também tem um novo visual, com algumas novidades nos revestimentos. A exemplo do que acontece no Proace Max, o interior conta com novo ecrã central de 10 polegadas para as versões mais equipadas de todos os modelos (à exceção da Proace Van), que mantêm um ecrã monocromático de 5 polegadas.



 O rádio DAB e o Bluetooth são de série em todas as versões e as mais equipadas introduzem um novo painel de instrumentos digital a cores de 10 polegadas. As versões Verso possibilitam ainda a navegação integrada. Na segurança, o conjunto de assistentes de série foi ampliado, incluindo os sistemas de pré-colisão, de assistência à manutenção na faixa de rodagem, de máximos automáticos e reconhecimento de sinais de trânsito. Outros sistemas que passam a estar disponíveis nos Proace, Proace City e Proace Verso estão os sistemas de assistência de ventos laterais, assistente de engarrafamento e alerta de ângulo morto.



Diferentes medidas 

Sendo veículos comerciais altamente modulares, a marca disponibiliza opções de comprimento de carroçaria médio e longo (4983 mm e 5333 mm, respetivamente) e uma versão Service que, para além do espaço de carga generoso com divisória, acrescenta uma segunda fila de bancos extra. A Proace Verso pode acomodar até nove passageiros, adaptando-se a necessidades de estilo de vida familiar ou ao transporte de executivos.

 

O furgão Proace tem um volume da área de carga máximo de 6.6 m3 (versão longa com sistema “Smart Cargo”) com possibilidade de 1200 kg de carga útil. O sistema “Smart Cargo” consiste no banco do passageiro rebatível junto à porta e uma escotilha na antepara para permitir o transporte de objetos mais compridos, como escadas. O comprimento máximo de carga chega, assim, aos 2,2 metros. Já a capacidade de reboque pode chegar aos 2500 kg, quando associado ao motor 2.0 turbodiesel de 140 cv, enquanto a altura de 1,9 m permite que o Proace e o Proace Verso acedam a parques de estacionamento.



Elétricos e ainda Diesel 

No campo das motorizações, os Proace destacam-se por revisões na versão elétrica, com vista ao aumento da eficiência. Assim, passa a estar disponível um novo motor de 136 cv (100 kW) e um novo conetor para a bateria de iões de lítio. Como resultado, os veículos com bateria de 75 kWh podem percorrer até 20 km adicionais, elevando a autonomia para os 349 km (ciclo combinado WLTP) entre carregamentos. O carregamento pode ser feito em postos de carga DC a 100 kW.

 

Está também disponível uma bateria de 50 kWh, para quem não precisa de percorrer grandes distâncias, a qual pode ser recarregada até 80% em cerca de 30 minutos. Ambas as versões passam a contar com travagem regenerativa com três níveis de recuperação de energia cinética para a bateria.

 

Na oferta a combustão, a gama conta com três variantes turbodiesel: duas com base no motor 2.0 e uma no de 1.5 litros. O 2.0 pode ser configurado com 140 cv e caixa manual de seis velocidades na Proace e com 180 cv e caixa automática de oito velocidades na Proace Verso, ao passo que o 1.5 é exclusivo do Proace Van com 120 cv.



Preços melhorados 

A gama Proace conta com preços desde 35.110€ do Proace Van L1 1.5 D de 120 cv, enquanto a Proace verso L1 (9 lugares) com motor 2.0 D de 140 cv em nível de equipamento Comfort parte nos 50.200€. Nos Proace e Proace Verso elétricos há redução de preços na ordem dos 1600€ no caso dos modelos com bateria de 50 kWh. Assim, a oferta parte dos 47.100€ do Proace BEV Comfort, enquanto no Proace Verso BEV L1 Exclusive o preço de partida é de 60.900€. A bateria de 75 kWh tem um preço de partida nos 67.700€ para o Proace Verso L2 Exclusive (9 lugares).

 

Diferenciados, os Proace City e Proace City Verso estão disponíveis com opções 1.5 turbodiesel de 102 cv e caixa manual de seis velocidades (com a designação 100) e de 130 cv e caixa automática de oito velocidades. A Proace City Verso  acrescenta um motor a gasolina de 1.2 litros com caixa manual de 110 cv.



O Proace City (classe 1 de portagens) tem também a particularidade de receber um reposicionamento do preço, ficando mais acessíveis em 1000€ nas versões Comfort e em 500€ nas versões Exclusive. Assim, a Proace L1 Comfort com motor 1.5 D de 100 cv começa nos 26.690€ e a L2 Comfort com igual motor começa nos 28.090€. A versão L2 1.5 D 130 cv de caixa automática Comfort começa nos 31.890€. A Proace City BEV L1 de 50 kWh Comfort tem um custo de 41.900€, enquanto a variante L2 tem um custo de 43.100€.

 

Já o Proace City Verso começa nos 26.640€ para a versãoL1  1.2 a gasolina de 110 cv com caixa manual em equipamento Comfort. Os Proace City Verso com bateria de 50 kWh em nível de equipamento Exclusive têm um custo de 45.150€ e de 46.810€ para as carroçarias L1 e L2, respetivamente.

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