Apostando num estilo radical inspirado nos ícones do Dakar, a Toyota revelou o RAV-X Concept no SEMA de Las Vegas, EUA, certame dedicado à indústria da transformação automóvel. Embora não tenha qualquer confirmação de produção, este estudo pode "abrir caminho" ao lançamento pela marca nipónica de desportivo derivado do RAV4.
Adotando inspiração dos modelos de competição “off-road” utilizados no W2RC e no Rali Dakar, o RAV-X Concept foi revelado na edição deste ano do SEMA de Las Vegas, EUA, apresentando-se como uma visão dea um “crossover” radical. Este estudo é o resultado dos esforços da equipa do Toyota Service Parts and Accessories Development (SAPD), divisão de componentes para a transformação e melhoria das "performances" dos modelos da marca japonesa.
“Mais do que um protótipo”, admite Mike Tripp, o homem-forte do Marketing da Toyota nos EUA
Descrito como “mais do que um protótipo” por Mike Tripp, Vice-Presidente da divisão de Marketing da Toyota dos EUA, o RAV-X Concept é uma afirmação daquilo que o fabricante nipónico pode fazer em termos de procura por inovação e prestações a partir de modelo de sucesso como o RAV4.
Foi precisamente a partir de um RAV4 híbrido Plug-In que nasceu este modelo especial, que mantémo sistema híbrido recarregável na tomada (302 cv), mas tem muitas alterações estéticas e técnicas que enfatizam o seu carácter único, sublinhado quer pela eficiência, quer pelo equilíbrio proporcionado pela bateria posicionada de forma a baixar o centro de gravidade do automóvel.
Os engenheiros da SPAD trabalharam ativamente na área do chassis, criando uma suspensão de longo curso com componentes personalizados que aumentaram a altura do veículo ao solo em 51 mm e a largura das vias em 160 mm. Os amortecedores são ajustáveis: sistema “bypass” permite um controlo de compressão de velocidade dupla para otimizar a afinação da suspensão, de forma a suavizar as passagens por terrenos difíceis e a melhorar a facilidade de controlo da viatura.
Também foram adicionados reservatórios externos dianteiros e traseiros para manter sob controlo as temperaturas do óleo dos amortecedores sempre que o veículo circula fora de estrada. Para garantir que o Toyota pode enfrentar repetidamente deserto a alta velocidade, os engenheiros da SPAD desenvolveram braços de controlo inferiores dianteiros em alumínio forjado, utilizando o mesmo material para os suportes superiores traseiros.
A Toyota instalou ainda placas inferiores à frente e atrás para proteção da parte inferior do chassis, enquanto os painéis elevados das cavas das rodas contribuem para aumentar a folga. Destaque ainda para o para-choques dianteiro inspirado nos modelos do Rali Dakar, com condutas de arrefecimento integradas e guarda-lamas personalizados com ventilação nas rodas dianteiras, para circulação eficiente do ar. A SAPD, neste estudo, montou jantes de 17'' em alumínio forjado e pneus com as medidas 265/65 R17.
Fruto de muito trabalho de desenvolvimento feito através de simulações informáticas, o RAV-X Concept inclui diversos componentes aerodinâmicos específicos, como o "spoiler" traseiro, elemento a que se junta a já referida melhoria da ventilação na dianteira.
O resultado de todas estas modificações é um modelo mais competente fora de estrada, com ângulos de ataque e saída melhorados e que admite maior controlo em velocidades mais altas sobre pisos instáveis.
Produção é possível?
Embora não exista uma confirmação da sua passagem à produção, os responsáveis da Toyota nos EUA deixaram essa porta aberta. Além de mencionar que este modelo é mais do que apenas um protótipo, Mike Tripp referiu: “Estamos a mostrar uma possibilidade completamente nova de quão bom e aventureiro pode ser um 'crossover' tão pequeno”.
Por seu turno, e também elevando as expectativas, Jakin Wilson, da divisão de engenharia da SAPD, salientou que “a visão por detrás do RAV-X foi a de criar um conceito de versão de topo para a gama RAV4”.
댓글